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Por que a estratégia é fundamental para gerar resultados

Publicado em

02/01/2023 11h00

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O planejamento de marketing é um processo que define as ações a serem desenvolvidas para concretizar os objetivos gerais de uma organização a curto, médio e longo prazo. Este processo envolve a análise de cenários, a definição e gestão de objetivos e metas, além do estabelecimento do plano de ação e iniciativas concretas. Definir as ações de marketing é uma forma inteligente de colocar uma organização na direção certa para alcançar os seus objetivos.

 

As estratégias ajudam a melhorar resultados, são imprescindíveis na hora de desenvolver e otimizar as soluções do negócio e atender as necessidades do público-alvo. Como parte das ações estratégicas que tivemos no Azilados neste ano, fortalecemos o digital com o lançamento de novas  plataformas online. O site foi completamente reformado, com maior rapidez de navegação. Também foram desenvolvidos novos aplicativos para celulares com Android e iOS, e um sistema automatizado de comunicação com o cliente via WhatsApp também foi aplicado no processo. Tudo pensado em otimizar ainda mais o atendimento.

 

Além dessas novas ferramentas, desenvolvemos novas estratégias para consolidar as vendas online. Uma delas é o programa de cashback, que dá 6% de crédito gerado a cada compra feita no site ou no aplicativo. Para quem fizer a primeira compra no site, é disponibilizado um cupom de R$ 10, e as entregas até três quilômetros de qualquer uma das lojas têm taxa grátis.

 

Após melhorarmos o atendimento digital, investimos na estratégia da persona do Azilados com a “Liga do Azilas”, para que todos pudessem conhecer o time que comanda a marca. Nós sentíamos falta de mais presença humana nas redes sociais do Azilados e foi pensando nisso que veio a ideia da Liga do Azilas para que as pessoas pudessem saber quem está por trás, qual é a nossa história, quem é que faz as coisas acontecerem. A liga foi inspirada em super-heróis, onde cada membro torna-se personagens heróicos para representar suas principais habilidades no dia a dia da casa. A estratégia trouxe como retorno um relacionamento maior com os clientes, que puderam conhecer cada um da equipe e mais engajamento nas redes sociais. Em nosso ranking com dez reels de maior reprodução, quatro são com membros da liga. Percebemos que o conteúdo humanizado, protagonizado pela Liga do Azilas, tem sido responsável por pelo menos 50% dos conteúdos mais engajados e com maior alcance e reproduções do Azilados.

 

Para reforçar o posicionamento solidário e também gerar valor para a marca, fizemos uma ação social com a Viação Dragão do Mar e Arca Play Parque. Aproveitamos a data do Dia do Sorriso junto com o Dia das Crianças e convidamos a Associação Beija Flor para uma tarde na loja do Azilados provando lanches, além de brincadeiras no parque.

 

Ainda neste ano, realizamos uma ação estratégica no Dia do Sanduíche. O tradicional seria criar apenas uma promoção, mas além disso, enviamos para jornalistas o lanche da promoção e como funcionaria para termos divulgação no digital, na imprensa e gerar resultados nas vendas.

 

A sua marca só alcança resultados se forem desenvolvido estratégias para identificar oportunidades de crescimento. Seja em segmentação, relacionamento, visibilidade online, construção de imagem ou uma comunicação mais efetiva.

 

Jorge Lima

Publicitário, conselheiro e estrategista do Azilados

Empreendedor, Publicitário com MBA em Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação, atualmente Diretor Executivo da Startup Mundo R e Conselheiro Estrategista da rede de fast food Azilados Casa de Sanduíches.

Cético de fórmulas mágicas, possui vários cases de sucesso (aprendendo também com os fracassos) nos negócios que teve a atitude de criar e liderar, dentre eles: Burburim Digital e Guerrilha, Azilados Casa de Sanduíches, Delivery Mall, Relp! Aceleradora de Restaurantes e Mundo R. Atua há 15 anos no segmento da alimentação com principais contribuições nas áreas de marketing, inovação e construção de marcas.