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Principais tendências do marketing para 2023

Publicado em

17/01/2023 09h00

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O Marketing na pandemia evoluiu. Passados dois anos de resiliência e aprendizados, 2023 deverá ser palco de uma série de tendências.

 

A primeira delas é o aumento expressivo da produção de conteúdo através de podcasts. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de podcasts do mundo. A ferramenta tem uma forma única de comunicação. No formato de ‘conversa de mesa’, teoricamente qualquer um consegue reproduzir. É um conteúdo atrativo e humanizado. E isso está sendo bem valorizado. 

 

Em uma conversa de 30, 40 minutos, podemos fazer os cortes de vídeo. É algo realmente multiplicador. Os algoritmos também estão entregando mais resultados nas redes sociais. 

 

Outro ponto é na chamada “Gestão das Emoções”. Nesse sentido, os empreendedores que mais terão resultados em 2023 serão os que estão com seu emocional fortalecido com entendimento sobre sua identidade e propósito nos negócios e na vida.

 

Quanto mais posicionado o empreendedor estiver, uma vez sabendo o seu propósito, ele vai direcioná-lo para a empresa. Antes de desenvolver qualquer ação ou estrutura de Marketing, a pessoa faça o trabalho consigo. Ele decida investir em si. Parar um tempo e fazer um estudo de quem ele é. 

 

Chega a ser surpreendente, mesmo antes de executar as ações de Marketing. Ele pode estar preocupado em querer fazer o negócio crescer, mas quando faz esse movimento, acaba tendo um resultado maior. Isso não quer dizer que o Marketing não é importante, pelo contrário. Posicioná-lo de forma assertiva irá complementar e entregar resultados cada vez melhores. 

 

As principais tendências do Marketing para 2023 são: 

 

1 – Produção de conteúdo através de podcasts;

 

2 – Eventos exclusivos com experiências sensoriais;

 

3 – Humanização nos conteúdos, incluindo os influenciadores;

 

4 – Inteligência e gestão nas campanhas de tráfego pago utilizando CRM e mensuração macro de resultados;

 

5 – Marketing de experiência com foco na construção de relacionamento com os clientes através do atendimento, produtos/serviços diferenciados e soluções inovadoras. 

 

6 – Fortalecimento de outras plataformas além do Instagram como Spotify, Deezer e o próprio YouTube.

 

7 – Personal Branding: perfil pessoal sendo a principal fonte de negócios.

 

8 – Gestão das emoções: os empreendedores que mais terão resultados em 2023 serão os que estão com seu emocional fortalecido com entendimento sobre sua identidade e propósito nos negócios e na vida.

 

Diego Braga

Sócio-proprietário da Clube Fiel