Produção gravada em Porto Alegre dá continuidade à estratégia multiplataforma que conecta música, cultura e empreendedorismo nas cinco regiões do Brasil
O Sebrae lança em seus canais oficiais e nas principais plataformas digitais de áudio e vídeo mais um videoclipe do ‘Nosso Canto’, projeto criado pela agência NOVA que utiliza a música para contar histórias de empreendedorismo e aproximar o público da diversidade cultural brasileira. Em cada lançamento, artistas reinterpretam clássicos da música nacional enquanto os videoclipes revelam personagens e pequenos negócios apoiados pelo Sebrae em diferentes regiões do país.
Desta vez, o trio Os Garotin interpreta “É Preciso Saber Viver”, clássico de Roberto e Erasmo Carlos eternizado pelos Titãs, em uma produção gravada na Marguerita’s Pizzas, em Porto Alegre (RS). O videoclipe transforma o negócio dos irmãos Pâmela e Rodrigo de Souza em cenário de uma narrativa que une música, empreendedorismo e desenvolvimento local.
“‘É Preciso Saber Viver’ traduz a luta de milhões de brasileiros que acordam todos os dias em busca de uma vida melhor e trabalham para fortalecer seus negócios. O projeto ‘Nosso Canto’ dá visibilidade a essa força empreendedora, valoriza a diversidade cultural brasileira e mostra como talento, criatividade e conhecimento podem gerar renda e oportunidades”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Rodrigo Soares.
Vencedor do Grammy Latino 2024 na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, o trio Os Garotin, formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, leva ao videoclipe uma interpretação que dialoga.
Há cinco anos, os irmãos Pâmela e Rodrigo transformaram a paixão pela gastronomia em um negócio próprio. Com o apoio do Sebrae, por meio do projeto Polo Gastronômico, aprimoraram a gestão, organizaram processos e fortaleceram a empresa, hoje consolidada na capital gaúcha.
“O Sebrae entrou na história da Marguerita’s por meio de um consultor que nos apresentou o projeto Polo Gastronômico. A iniciativa desenvolveu todas as áreas do negócio, desde finanças, pessoas e processos. Isso fez com que realmente déssemos um salto”, afirma Rodrigo de Souza, sócio da pizzaria.
Para a agência NOVA, responsável pela criação do projeto, o videoclipe reforça a relação entre identidade, território e desenvolvimento. “O ‘Nosso Canto’ nasceu para transformar a música em um ponto de encontro entre artistas, empreendedores e territórios. Cada videoclipe amplia o significado da canção ao revelar histórias reais de quem empreende e mostrar que cultura e empreendedorismo têm o poder de fortalecer comunidades, gerar oportunidades e inspirar outras pessoas”, afirma Ana Paula Terra, diretora de atendimento da NOVA.
Divulgação multiplataforma
Com o lançamento de Os Garotin, o ‘Nosso Canto’ chega ao seu quarto videoclipe. Desde maio, o projeto criado pela NOVA para o Sebrae vem reunindo artistas de diferentes estilos e regiões do país em releituras de clássicos da música brasileira. Antes do trio, participaram da iniciativa Ajuliacosta, MC Hariel e Marina Sena. A temporada será encerrada na próxima semana com Liniker.
A estratégia de comunicação do ‘Nosso Canto’ combina distribuição digital, conteúdo e relacionamento com a imprensa para ampliar o alcance de cada lançamento. Os videoclipes são distribuídos em Spotify, TikTok, Deezer, Sua Música, YouTube e Meta, enquanto a divulgação contempla veículos especializados em cultura, negócios, marketing e publicidade.
A iniciativa também conta com ações em programas de entretenimento da TV Globo, Multishow e BIS, conteúdos publicados no G1, Gshow e Globoplay, além de playlists temáticas que ampliam a presença do projeto nas plataformas de áudio e streaming.
O ecossistema de comunicação do projeto reúne ainda criadores de conteúdo que acompanham os lançamentos desde as gravações dos videoclipes, ampliando o alcance das histórias e aproximando a iniciativa de diferentes públicos e regiões do país. Giovanna Pitel é a criadora de conteúdo que acompanha toda a temporada do projeto, compartilhando os bastidores das gravações, a interação com os artistas e as histórias dos empreendedores retratados.
“É muito gratificante poder me conectar com empreendedores por meio da música e ajudar a dar visibilidade às histórias que eles constroem todos os dias. O ‘Nosso Canto’ mostra como a música também pode aproximar pessoas e valorizar quem faz a diferença em suas comunidades”, afirma Pitel.
Também participam da estratégia Bráulio Bessa, Renata Saldanha, Valen Bandeira, Tia Má, Luca Scarpelli, Jaiane Alves, Darko, Pietro Reis, Yamin, Dinho Jr., Peu da Mata, Pop Line, Lucas Leto, Andi e Hey Vitti. A condução da narrativa fica a cargo de Magá Moura, que acompanha artistas, empreendedores e bastidores ao longo da temporada.
FICHA TÉCNICA:
Agência: NOVA
Cliente: Sebrae
Campanha: Sebrae Hits 2026
CEO: NELSON VILALVA
VP de Criação: THOMAZ MUNSTER
Direção de Criação: PAULO LIMA
Head of Art: LUIZ GUILHERME (LG)
Creative head: AMANDA LOURENÇO
Redação: FELIPE LEAL, MÁRCIO NAZIANZENO, PAULO MELLO
Direção de Arte: ADOLFO PALHARES e RYAN CASTRO
Criação Digital: ADOLFO PALHARES, FELIPE LEAL, MÁRCIO NAZIANZENO E RYAN CASTRO
Direção Geral de Atendimento: PEDRO ARLANT
Direção de Atendimento: ANA PAULA TERRA
Atendimento Agência: JANAINA CAVALCANTE
Direção Geral de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Diretora de Mídia: THAYSE ARRUDA
Gerente de Mídia: ERICA CASTRO
Mídia: THAYNARA DOURADO, LAÍS SANTOS, LUZIA CAROLINE
Direção de BI: PAULA TEIXEIRA
Inteligência de dados e analytics: HÉRIKA TAVARES, MARCOS CUNHA, MARCELO LOPES, LAURA FARAGE e TALITA REIS
Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA
Planejamento: BRUNA GOULARTE, RENATA PRADO, FERNANDA MELO e MARIA ELISA MEDEIROS
Diretora de Operações: ANA CRISTINA GONÇALVES
Diretora de Produção: TICIANA ROCHA
Supervisora de Produção: CAROLINA MARTINS
Produção gráfica: RENATA FELIX e ANDREIZA OLIVEIRA
Produção digital: JONATHAS GOMES, KAROLINE COSTA e MATHEUS SANTIAGO
RTV: CAROLINA MARTINS e RAFAEL SOUSA
Revisão: SARAH JEANNE, JULIANA AFIONI JEISINA e GEISIANE NOVAIS
Estúdio: FELIPE ALVES, LEO ANDRADE e ALEXANDRE FAVA
Diretor de Digital da Agência California: Beto Perazzo
Head Hitlab: Luis Felipe Regis
Head Creators: Bruna Vidal
Direção de Cena: Filippe Buccos
Direção de fotografia: Philipe Carneiro
Ass. de Direção e Coord. de Produção: Mina Lemos
Prod. Técnica: Filipe Cunha
Video Assist.: Filipe Cunha, Bernardo Von Flach, Bruno Brito Buck
Montagem: Eduardo Serra, Mateus Almeida
Color Grading: Iago Félix
Motion Designer: George Lopes
Produção Logística: Carol Oliveira
Produção Creators: Bruna Leskowicz
Coordenação e Planejamento Digital: Giovana Marques
Coordenação de Social Media: Raul Francisco
Social Media: Jennifer Marques, Thamirys Marques e Caienna Cardoso
Direção Musical: Filipe Cunha
Aprovação cliente: Marcelo Porlan, Felipe Damo, Henrique Nabuco, Fernando Bandeira, Eduardo Duarte, Fernanda Almeida, Karla Nayra Carbonera, Moara Zollet, Carolina Soares, Giulia Avellar, Luna Servan
