NM2B

“Quanto mais nós entendermos as pessoas, melhores profissionais de marketing nós seremos”, afirma Rayssa Thomaz

Publicado em

30/08/2023 10h53

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Segundo a palestrante, o comportamento de consumo é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. 

“A moda é precursora de tudo que é tendência!” Foi com essa frase que Rayssa Thomaz iniciou sua participação no NM2B 2023. A Diretora e fundadora da YSSA Marketing falou para o público do palco Open Mind sobre comportamento de consumo na área da moda.

Segundo a palestrante, o comportamento de consumo é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. 

“Cada consumidor está em uma etapa de vida diferente do outro. Existem questões econômicas, sociais, financeiras, emocionais e psicológicas que influenciam na hora da compra, e precisamos estar preparados para cada uma delas”, afirmou.  

Rayssa continua, afirmando que é papel do profissional de marketing entender profundamente o público alvo da marca. Que as estratégias devem ser mais abrangentes, para expandir o público que pode consumir o produto, e que hoje, uma marca não tem só um público, mas que toda uma cadeia de influência na hora da decisão de compra. 

A palestrante afirma que o planejamento de marketing é extremamente importante, porém, é essencial que haja espaço para as oportunidades. 

“Não podemos deixar passar oportunidades apenas para seguir o planejamento.O estudo de mercado é essencial para dar norte ao processo, mas acompanhar as tendências e agarrar as oportunidades é importante demais!”, comentou. 

Quando o assunto é o contexto atual, Rayssa afirma que existe uma guerra entre as gerações: A geração Z e os Millenials.

“A influência das redes no comportamento do consumidor é algo em comum entre as duas gerações, e é muito importante saber usar isso a favor da sua marca”, citou.  

Rayssa faz uma pequena lista de como direcionar marcas para trabalhar com o público da Geração Z:

– Investir em todas as redes sociais;

– Apostar em vídeos rápidos e trends;

– Fazer uso de influenciadores jovens;

– Trazer assuntos do momento; 

Já quando o assunto são os Millenials, a lista muda um pouco:

– Esteja presente onde o seu público está;

– Invista na equipe de vendas;

– Imagens impecáveis que agreguem valor ao produto;

– Use estrategias de alcance;

– Tenha um posicionamento forte; 

Rayssa chega ao fim da palestra afirmando que marketing de relacionamento é a chave para a fidelização dos clientes. A palestrante estimula os participantes a analisarem o que os faz escolherem as marcas que eles consomem, e chega a uma conclusão: As marcas a quem somos fiéis, são as marcas que nos dão atenção. 

“Entender que o cliente quer receber atenção é o diferencial para um marketing mais humanizado e atencioso. Pós pandemia, os clientes ficaram mais carentes de cuidado, e a marca que investir em marketing de relacionamento, então devemos nos comprometer a entender mais sobre as pessoas”, citou. 

E para encerrar, Rayssa deixa dicas que todo profissional de marketing deve seguir para ser um profissional de sucesso.

– Esteja sempre atento às tendências;

– Não deixe de consumir todo tipo de publicidade;

– Se atualize de assuntos do momento; 

– Surpreenda o consumidor em todos os pontos de contato; 

Rayssa Thomaz

É Diretora e fundadora da YSSA Marketing e formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela FGV e em Gestão pela PUC. Já atuou como Gerente de Marketing de grandes empresas e, através da YSSA, ajudou mais de 300 marcas de moda a se tornarem cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas.

NM2B 2023:

Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.