Influência

Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell lançam linha exclusiva e reforçam estratégia no TikTok com influenciadoras

Publicado em

08/02/2024 10h13

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Disponível nos canais de venda da marca de beleza, linha traz sete produtos de make, inspirados em itens clássicos de papelaria, e promete ser o nova febre de desejo viral para a Geração Z

Com linha exclusiva lançada em colaboração com Faber-Castell, Quem Disse, Berenice? marca o início do ano reforçando seu posicionamento indulgente e jovial, levando a criatividade do papel para a make. Para isso, a aposta é em estratégia prioritária no TikTok para gerar desejo e conversar com ainda mais proximidade com o público mais jovem, por meio de entrada em conteúdos e trends que já são nativos da rede social e que este público já está familiarizado, como por exemplo GRWM (get ready with me).

Inspirada nos itens de papelaria da líder do segmento Faber-Castell, a linha é composta por sete produtos de maquiagem. O lançamento, diretamente conectado com a GenZ, convida as consumidoras a um novo ritual de experimentação e diversão, aproveitando todo o potencial criativo dessa geração, que é responsável por propor tendências e questionar padrões, assim como QDB?

A escolha por priorizar conteúdos exclusivamente pensados para o formato do TikTok na comunicação desse lançamento parte da percepção de que a rede conversa de forma mais próxima com os nativos digitais, em roupagens mais dinâmicas e atentas ao que há de novo no mercado da beleza.

“Percebemos que a geração Z vê no TikTok um mecanismo de busca e que ele estimula fortemente para um novo modelo de consumo em que influenciadores e outros usuários da plataforma reforçam as características dos itens desejo e chancelam a decisão de compra. Por esse motivo queremos usar a rede para gerar desejo e oferecer soluções para a procura por tendências e inspirações de maquiagens, entregando looks que chamam a atenção em meio a tantas opções e que sejam possíveis de serem reproduzidas”, conta Sylvia Cardoso Castello Branco, Gerente Sênior de Relações Públicas e Redes Sociais de Quem Disse Berenice? e Boticário.

Mas não é só a marca de beleza que aposta na rede social para o desenvolvimento digital de sua comunicação. A Faber-Castell tem reforçado sua presença na rede, buscando se aproximar ainda mais da geração Z, que tem ressignificado sua relação com os itens de papelaria, usando a arte e despertando a criatividade.

“Ao longo dos últimos anos, temos visto um grande aumento na adesão as práticas como o lettering, o bullet journal e o Faça Você Mesmo (DIY), que, assim como a própria maquiagem, materializam o desejo do consumidor em se expressar e deixar sua marca. É por isso que, além de oferecer um portfólio completo de produtos, temos trabalhado cada vez mais em conteúdos e parcerias com artistas, creators e influenciadores que inspirem essas criações”, explica Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell.

A estratégia de produção de conteúdo conta com o apoio de influenciadoras que unem a paixão por beleza, arte e papelaria. Elas foram pensadas para atingir as mais variadas audiências em formatos de conteúdos nativos das plataformas e já conhecidos de seus seguidores, trazendo desde o mais criativo e inspirador, com foco na arte inspirando maquiagens, passando por GRWM e finalizando com resenha das makes, que entregam as características dos produtos da linha em mais detalhes, ensinando formas de aplicá-los.

“Foi a partir de conversas potentes do TikTok que pensamos nossa estratégia de campanha no digital, pegando carona em trends já existentes para incluir a nossa marca na conversa. Como o target de Quem Disse, Berenice? é jovem e muito conectado, que consome, cria e compartilha conteúdo, fazer essa comunicação usando os formatos e linguagem nativos seria como falar a mesma língua”, explica Sylvia.

Na frente creator, nomes como Carolyna Borges, Ellora Haonne, Gabe Zanqui e Paty Leda; para o “arrume-se comigo”, formato viral do TikTok, Lu Foresti, Maria Júlia e Monique Lindmann; por fim, Jana Taffarel, Marina Guimarães, Angélica Silva e Ana Ruy fazem o review da linha completa. Com esse squad reconhecido pelo consumidor, as entregas conversam diretamente com o público-alvo e, especificamente, com a proposta da campanha que defende a liberdade criativa como caminho para a concepção da própria beleza.