Marketing, Pessoas & Relacionamento

Representatividade e conexão através de conteúdo é tema do Marketing, Pessoas & Relacionamento em Fortaleza

Publicado em

26/03/2024 16h36

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No encontro executivo promovido pelo Nosso Meio, Marcela d’Arrochella detalhou estratégias essenciais para conectar o público com as grandes marcas

O Nosso Meio promoveu na manhã desta terça-feira (26), o primeiro almoço executivo Marketing, Pessoas & Relacionamento de 2024 em Fortaleza. O encontro marcou também o lançamento para o mercado cearense da 11° edição do Impresso Nosso Meio, que apresenta “A era do Relacionamento com Conteúdo”.

A escolhida para comandar esse encontro foi a sócia e diretora comercial da plataforma Sua Música, Marcela d’Arrochella. A publicitária é expert em projetos especiais disruptivos há mais de 15 anos, e iniciou e consolidou sua carreira no Esporte Interativo, onde se tornou diretora comercial até a aquisição do canal pela Warner Média. Atualmente, a executiva ajuda grandes marcas a se conectarem de forma relevante, original e legítima com o Nordeste através da plataforma Sua Música. 

Marcela iniciou sua fala mostrando quem foram os artistas mais ouvidos no Nordeste no ano de 2023. Marcela mostrou como os artistas são diferentes entre si, e que não há uma homogeneidade de ritmos na região. Que cada estado do Nordeste é único e que não é possível detectar uma predominância de um estilo musical. 

“O nordeste é um país à parte. Dentro do Nordeste, existem muitas particularidades, cada estado tem um ritmo musical que predomina”, afirmou. 

Trazendo essa realidade para a comunicação das marcas, Marcela mostra que não é possível olhar de uma forma única para o país inteiro. As marcas que de fato escutam o consumidor, são aquelas que vão conseguir se destacar no mercado. Ter legitimidade é essencial para se conectar com o público. 

Olhando para o trabalho do Sua Música, Marcela lembra que a virada de chave da comunicação com o público foi entender as redes sociais. Não se prender apenas ao aplicativo e criar um tom de voz único, que não fosse global, como outras marcas do mesmo setor, e sim, local, que falasse diretamente com o povo nordestino. 

O Sua Música possui hoje o player com mais afinidade com a região nordestina, por conta das construções de aproximação com a audiência. A produção de conteúdo é intensa, com quadros, entrevistas e conteúdos diários para a plataforma do aplicativo e para as redes sociais. 

“Hoje temos o Sua Música Space, um local dedicado a fazer conteúdo sobre o Nordeste, para o Nordeste. Foi assim que o Sua Música conseguiu se conectar com os ouvintes, e passou a ser autoridade no setor. Hoje as marcas que desejam se conectar com o Nordeste, se conectam conosco. Temos mais de 90 anunciantes anuais”, comentou. 

Hoje,o Sua Música é a principal plataforma de transmissão e divulgação do São João do Nordeste, marcando presença nas seis principais festas da região. A executiva detalhou algumas estratégias que são essenciais para conectar o público com as grandes marcas. 

Talentos locais

“Trabalhar talentos locais, porque com o mesmo alcance você tem mais conexão e engajamento. O público recebe muito melhor quando vê um rosto conhecido. Nem sempre os artistas globais são conhecidos. Além de ser mais acessível financeiramente, é claro”, pontuou. 

Consumidor como influenciador

“Ideias simples ainda funcionam. Brindes de qualidade sempre dão certo! Lembrar do seu consumidor e presenteá-lo com o seu produto é garantia de conteúdo orgânico de qualidade. É preciso estar na cabeça e na memória afetiva do seu consumidor. Sair do digital e ir para o mundo real”, afirmou. 

Monitorar onde está o desejo do consumidor

“Entender não só o que está sendo vendido por outras marcas, mas também o que está sendo pesquisado pelo consumidor. O Google Trends é uma plataforma gratuita e é bastante util”, exemplificou.  

Finalizando seu momento de fala, Marcela lembrou que as pessoas querem se sentir representadas, e que hoje, as marcas estão buscando quem faça essa conexão com o público local. 

“Lembrem: Não dá pra falar com todo mundo! Quem tentar falar com todo mundo vai acabar não falando direito com ninguém!”, finalizou. 

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