No encontro executivo promovido pelo Nosso Meio, Marcela d’Arrochella detalhou estratégias essenciais para conectar o público com as grandes marcas
O Nosso Meio promoveu na manhã desta terça-feira (26), o primeiro almoço executivo Marketing, Pessoas & Relacionamento de 2024 em Fortaleza. O encontro marcou também o lançamento para o mercado cearense da 11° edição do Impresso Nosso Meio, que apresenta “A era do Relacionamento com Conteúdo”.
A escolhida para comandar esse encontro foi a sócia e diretora comercial da plataforma Sua Música, Marcela d’Arrochella. A publicitária é expert em projetos especiais disruptivos há mais de 15 anos, e iniciou e consolidou sua carreira no Esporte Interativo, onde se tornou diretora comercial até a aquisição do canal pela Warner Média. Atualmente, a executiva ajuda grandes marcas a se conectarem de forma relevante, original e legítima com o Nordeste através da plataforma Sua Música.
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Marcela iniciou sua fala mostrando quem foram os artistas mais ouvidos no Nordeste no ano de 2023. Marcela mostrou como os artistas são diferentes entre si, e que não há uma homogeneidade de ritmos na região. Que cada estado do Nordeste é único e que não é possível detectar uma predominância de um estilo musical.
“O nordeste é um país à parte. Dentro do Nordeste, existem muitas particularidades, cada estado tem um ritmo musical que predomina”, afirmou.
Trazendo essa realidade para a comunicação das marcas, Marcela mostra que não é possível olhar de uma forma única para o país inteiro. As marcas que de fato escutam o consumidor, são aquelas que vão conseguir se destacar no mercado. Ter legitimidade é essencial para se conectar com o público.
Olhando para o trabalho do Sua Música, Marcela lembra que a virada de chave da comunicação com o público foi entender as redes sociais. Não se prender apenas ao aplicativo e criar um tom de voz único, que não fosse global, como outras marcas do mesmo setor, e sim, local, que falasse diretamente com o povo nordestino.
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O Sua Música possui hoje o player com mais afinidade com a região nordestina, por conta das construções de aproximação com a audiência. A produção de conteúdo é intensa, com quadros, entrevistas e conteúdos diários para a plataforma do aplicativo e para as redes sociais.
“Hoje temos o Sua Música Space, um local dedicado a fazer conteúdo sobre o Nordeste, para o Nordeste. Foi assim que o Sua Música conseguiu se conectar com os ouvintes, e passou a ser autoridade no setor. Hoje as marcas que desejam se conectar com o Nordeste, se conectam conosco. Temos mais de 90 anunciantes anuais”, comentou.
Hoje,o Sua Música é a principal plataforma de transmissão e divulgação do São João do Nordeste, marcando presença nas seis principais festas da região. A executiva detalhou algumas estratégias que são essenciais para conectar o público com as grandes marcas.
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Talentos locais
“Trabalhar talentos locais, porque com o mesmo alcance você tem mais conexão e engajamento. O público recebe muito melhor quando vê um rosto conhecido. Nem sempre os artistas globais são conhecidos. Além de ser mais acessível financeiramente, é claro”, pontuou.
Consumidor como influenciador
“Ideias simples ainda funcionam. Brindes de qualidade sempre dão certo! Lembrar do seu consumidor e presenteá-lo com o seu produto é garantia de conteúdo orgânico de qualidade. É preciso estar na cabeça e na memória afetiva do seu consumidor. Sair do digital e ir para o mundo real”, afirmou.
Monitorar onde está o desejo do consumidor
“Entender não só o que está sendo vendido por outras marcas, mas também o que está sendo pesquisado pelo consumidor. O Google Trends é uma plataforma gratuita e é bastante util”, exemplificou.
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Finalizando seu momento de fala, Marcela lembrou que as pessoas querem se sentir representadas, e que hoje, as marcas estão buscando quem faça essa conexão com o público local.
“Lembrem: Não dá pra falar com todo mundo! Quem tentar falar com todo mundo vai acabar não falando direito com ninguém!”, finalizou.
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