Agência de marketing de influência reorganiza estrutura em squads, amplia equipe e atinge a marca de 130 colaboradores
A Sotaq inicia uma nova fase de expansão com foco no fortalecimento de sua estrutura de liderança e na ampliação de sua operação. A empresa reorganizou o time em squads especializados, reforçou áreas estratégicas e, em março, mudou o escritório de São Paulo para um novo endereço, localizado na Vila Madalena, acompanhando o crescimento da demanda por projetos de marketing de influência e inteligência cultural. O movimento acontece em um momento de forte crescimento da empresa, que envolve novas lideranças, estrutura operacional mais robusta e ampliação da presença junto a grandes anunciantes.
Segundo Vinicius Machado, fundador e CEO da Sotaq, o crescimento recente demandou uma evolução na forma de operar. “Estamos vivendo um momento em que o marketing de influência exige muito mais do que apenas conectar marcas e creators. É preciso ter estratégia, gestão, inteligência cultural e uma operação preparada para escalar projetos e entregar o valor esperado pelas marcas”.
Já para Amanda Diniz, Diretora de Novos Negócios, o avanço é resultado de uma atuação comercial mais estratégica e próxima das demandas dos clientes antes mesmo do briefing fechado. “Temos trabalhado de forma consistente no fortalecimento da marca, mas principalmente na geração de oportunidades a partir de uma aproximação genuína com os clientes antes da demanda virar projeto, entendendo o desafio de forma macro. Isso tem se traduzido em mais contratos fechados e em contas que chegam por indicação de quem já trabalhou com a gente”, afirma. Hoje, a Sotaq trabalha com grandes anunciantes nacionais, entre eles 3Corações, 99, C&A, Creo, Localiza, Omoda Jaecoo, Santa Clara.
Squads como formato de operação
A expansão da Sotaq acompanha uma transformação no próprio mercado de marketing de influência no Brasil, que passa por um processo de profissionalização e amadurecimento. Hoje projetos com criadores deixaram de ser apenas ações pontuais de visibilidade e passaram a integrar estratégias mais amplas de comunicação, exigindo maior capacidade de gestão, planejamento e execução. Para responder a esse cenário, a Sotaq adotou um modelo de liderança segmentado por clientes e áreas de interesse, com gestão dedicada e processos mais ágeis.
Segundo Daniela Miranda, Diretora de Operações, o formato também contribui para aprofundar o trabalho estratégico das equipes. “Mais do que uma reorganização interna, a estrutura por squads é uma resposta direta ao crescimento acelerado do negócio. As marcas já não buscam apenas execução, mas inteligência, criatividade, consistência e impacto real no negócio. Neste formato, conseguimos aprofundar repertório, acelerar tomadas de decisão e garantir uma entrega muito mais integrada entre estratégia e operação. Crescimento exige método, mas principalmente visão de longo prazo para sustentar relevância em um mercado cada vez mais sofisticado e competitivo“, destaca.
Na operação junto com Dani Miranda, passam a integrar a liderança na operação: Aline Cerda, Gerente e Atendimento (Squad Leader da CREO); Fernanda Alteff, Gerente de Atendimento (Squad Leader de Localiza); Roseane Fonseca, Gerente de Atendimento (Squad Leader da 99); Luiz Filho, Gerente de Atendimento (Squad Leader nas editorias de Moda & Beleza); Leandro Motta, Coordenador de Atendimento (Squad Leader Sotaq); Heitor Kohatsu, Head de Planejamento e Estratégia; e Orlando Armanhi, Gerente de B.I.
A organização em squads marca uma etapa de consolidação da empresa e prepara a Sotaq para sustentar o ritmo de crescimento nos próximos anos. A operação hoje soma cerca de 130 colaboradores entre Fortaleza e São Paulo, distribuídos nas áreas direta de atendimento ao cliente, e segue ampliando a capacidade de desenvolver projetos que conectem estratégia, influência e cultura.
