Mercado

Spotify revelas as campanhas que marcaram a plataforma em 2023

Publicado em

01/04/2024 14h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

‘Spotify Hits’ reconhece as campanhas publicitárias inovadoras e eficazes na plataforma; Brahma, Ipiranga, Johnson’s, Jontex, McDonald’s, Nubank, OMO, Salon Line, Samsung, Volkswagen são as marcas destacadas na edição

O Spotify revelou hoje as marcas e as agências que se destacaram em 2023 pela criatividade, estratégia e eficiência de suas campanhas na plataforma na segunda edição do Spotify Advertising Hits. A iniciativa reflete a importância de contar histórias e reinventar a forma que as marcas cativam os milhões de usuários no Spotify, além de fornecer insights e inspiração de campanhas de sucesso.

“Anunciantes, agências e criadores aproveitam o conteúdo digital para criar experiências que vão além da tela. Spotify é uma plataforma para a criatividade na qual as marcas podem alcançar públicos profundamente engajados de maneiras novas e emocionantes, cercadas por criadores de músicas e podcasts que definem a cultura. O poder do áudio não tem fronteiras e é o melhor caminho para a inovação criativa; é exatamente o que fizeram as marcas reconhecidas”, afirma Vicente Carrari, Diretor de Vendas no Spotify no Brasil

“A iniciativa demonstra como nossa plataforma abriga criatividade e a melhor publicidade digital da categoria seja para aumentar o awareness, alcançar novos clientes ou gerar mais vendas. Oferecemos diversas experiências de anúncio on e off plataforma para as marcas aproveitarem o poder do áudio ao máximo”, completa Priscilla BarsottiDiretora de Vendas no Spotify no Brasil.

Confira as campanhas que são destaque na segunda edição do Spotify Advertising Hits:

Categoria: TOP HIT – Campanha
Campanha: OMO Vibes (para Unilever/OMO, por Initiative)

A campanha OMO Vibes integrou a nova linha de sabão líquido inspirada em gêneros musicais populares no Brasil – criados especialmente para a ação – com a experiência do usuário no Spotify e se aproveitou do fato de que ouvir música é uma atividade para qualquer momento do dia, incluindo lavar roupa. A Unilever criou uma campanha inédita que chamou a atenção dos usuários da plataforma e alavancou diversas métricas para a marca OMO no Spotify

Categoria: FEAT – Campanha com utilização de música
Campanha: Blackinho Poderoso (para Johnson’s por Initiative e Suno)

Para o lançamento da linha Kenvue, de shampoos infantis voltados para crianças com cabelos crespos, a Johnson’s apostou em uma canção voltada para a família cantar junto, uma forma de transmitir sua mensagem de forma eficaz e divertida. Blackinho Poderoso deixa claro o propósito do produto ao mesmo tempo em que traz uma mensagem de empoderamento e diversão para as crianças.

Categoria: POD FALAR – Campanha com utilização de podcast
Campanha: Samsung Galaxy S23 (para Samsung, por F.Biz)

Para o lançamento do Galaxy S23, a Samsung aproveitou a temporada de festivais de música no Brasil para ativar sua audiência no Spotify com uma campanha de áudio e vídeo que incluiu a utilização de podcasts para veiculação de spots customizados e host reads, contextualizando o lançamento dentro do tema principal de cada programa planejado e mostrando a versatilidade dos podcasts para as marcas.

Categoria: AO VIVO – Ativação ao vivo
Campanha: Creme é Salon Line! (para/por Salon Line)

Salon Line foi uma das marcas que marcaram presença na Experiência creme, que o Spotify realizou no ano passado, e sua ativação no evento, aliada a uma campanha de divulgação com diversos formatos e conteúdo pós-evento, fez com que a marca fosse reconhecida na categoria AO VIVO. Salon Line não apenas aproveitou o fato de que o nome do evento – e da playlist que deu origem a ele – é literalmente o nome do seu principal produto, mas também a alta afinidade que os gêneros celebrados por creme (trap e funk) têm com o seu público-alvo.

Categoria: WIN-FLUENCER – Campanha com creators
Campanha: Brahma feat. Sertanejo (para Brahma, por Soko & Diverti) e Bora render Ipimax (para Ipiranga, por Mutato & i-Cherry)

Brahma criou uma experiência única e personalizada para evidenciar que todo mundo tem um pouco de sertanejo na própria história – e em suas playlists -, utilizando spots gravados por artistas nacionais de diferentes gêneros. Já Ipiranga trouxe uma experiência musical para o Spotify para divulgar o conceito Bora Render do combustível Ipimax, utilizando uma nova versão de um dos grandes hits do sertanejo do ano passado.

Categoria: PULSO – Campanha relacionada a momento cultural
Campanha: Attenzione Pickpocket (para/por Nubank)

De olho no fenômeno attenzione pickpocket que viralizou no ano passado, a Nubank entendeu que seria o momento perfeito para alertar seus clientes sobre golpes que eles podem sofrer em suas contas, da mesma maneira que o meme mostrava pessoas sendo alertadas de ladrões que roubavam seus pertences nas ruas de Veneza. O áudio da campanha foi produzido em apenas 48 horas e aproveitou o imediatismo que o formato oferece para impactar a geração Z.

Categoria: NA GRADE – Estratégia de audiência
Campanha: Big Mac. Pra todo mundo. (para McDonald’s, por Galeria)

A campanha do McDonald’s teve como objetivo gerar awareness entre a geração Z para o Big Mac com o lançamento de duas novas versões do produto. Como parte de uma campanha multi formato, foram criados spots com a reinterpretação do clássico jingle do produto em gêneros diferentes: funk, pop, trap e sertanejo  veiculados para suas respectivas audiências no Spotify.

Categoria: NOVO BEAT – Estratégia de marca mais inovadora
Campanha: OMO Vibes (para Unilever – OMO, por Initiative & Dark Kitchen)

A Unilever utilizou o mix de formatos oferecidos pelo Spotify com peças segmentadas para momentos diferentes para engajar os consumidores, convidando-os a experimentar algo inédito: cinco versões de OMO – cada uma atrelada a um gênero musical distinto. As peças da campanha, associadas às diferentes versões, eram ricamente ilustradas e cheias de cor, assim como as embalagens do produto, trazendo OMO para mais próximo de uma audiência jovem.

Categoria: SHUFFLE – Campanha multi formato
Campanha: Vou de Volks – The Town (para Volkswagen, por ALMAPBBDO)

Para comemorar a chegada da primeira edição do festival The Town, a Volkswagen, patrocinadora do evento, tomou conta do Spotify com uma campanha que celebra a marca que melhor utilizou os diferentes formatos que o Spotify oferece. A campanha incluiu experiência digital, áudios, display, vídeo, patrocínio de playlists e podcast, contribuindo para a amplificação do conceito criativo Vou de Volks e gerando grandes resultados para a marca.

Categoria: AULAS – Uso de formato em uma campanha
Campanha: Juntos Jontex  (para Jontex, por BETC Havas / Agência 947)

Utilizando o benefício que a Sessão Patrocinada oferece aos usuários – 30 minutos de música sem interrupções oferecidos pela marca patrocinadora-, a Jontex encontrou o espaço ideal para falar de maneira criativa sobre como o seu principal produto permite que casais curtam momentos de prazer intensamente sem interrupções.