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Varejo cearense começa a ganhar fôlego e tem boas expectativas para o Dia do consumidor

Por Redação

15/03/2022 10h00

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Pesquisa revela que, apesar de modesto, o crescimento no volume de vendas no Ceará é melhor que o do país em todas as bases de comparação

 

Considerada a data que dará início às expectativas de aumento nas vendas do varejo, o Dia do Consumidor vem se consolidando no calendário comercial. Com boas expectativas para o comércio, a data é a referência no primeiro semestre do ano, ficando atrás apenas da Black Friday, realizada sempre na última sexta-feira de novembro.

 

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no varejo cearense cresceu acima da média nacional. Em comparação entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021, o Ceará registrou alta de 0,2%, enquanto o País teve retração de 0,3%. 

 

As expectativas de vendas são positivas, principalmente para o e-commerce, segundo dados revelados pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, 68% dos consumidores pretendem realizar a primeira compra do ano no Dia do Consumidor. A pesquisa foi realizada com mais de mil pessoas de todas as regiões do país.

 

Varejo Cearense

 

O Nosso Meio entrevistou algumas agências cearenses para conhecer melhor o perfil das ações planejadas para a data e ficar por dentro do que está sendo aguardado pelo comércio varejista local.

 

No Dia do Consumidor, a Advance, agência de comunicação full-service dedicada à construção de marcas, criou para um dos seus clientes de grande renome nacional, uma campanha agressiva de vendas. Para divulgar as ofertas, a Pague Menos está com descontos de até 50% e o diferencial de frete grátis nas compras a partir de 50 reais, revela Guilherme Colares, diretor de novos negócios na Advance Comunicação.

 

“O Dia do consumidor é uma data ainda em ascensão, ainda não tá tão consolidado no calendário, as pessoas ainda estão aprendendo um pouco mais sobre ela. Mas ela vem crescendo bastante e já é bem relevante, principalmente,  no varejo digital. A expectativa é que a data se assemelhe cada vez mais com a Black Friday, ocupando um espaço de relevância no calendário comercial no primeiro semestre do ano”, comenta.

Com o conceito criativo “Me Poupe”, a campanha tem veiculação em todo o país com foco nos meios digitais e estratégias específicas por região. Além de intensa veiculação em múltiplos formatos do Google, Facebook Ads e portais de notícias, a solução da Advance conta com ativações com influenciadores de São Paulo no Instagram, que vão divulgar cupons exclusivos para seus seguidores utilizarem no paguemenos.com.br nos dias 14 e 15. 

 

Pensar adiante

 

Para Adriano Muniz, diretor da agência Engaja Comunicação, o Dia do Consumidor não pode ser uma data usada pelas marcas apenas para fazer promoções e vender mais. 

 

“É um momento importante para que as empresas repensem suas estratégias de como conquistar e manter seus clientes, através de todos os canais. Redes sociais como o Tik Tok – rede que mais deve crescer em 2022 – além da construção de relacionamento com pequenos, micro e macro influenciadores são ferramentas que podem ser utilizadas continuamente pelas empresas para engajar o relacionamento entre clientes e lojas e aumentar o faturamento”, conclui.

 

Marcus Vinícius Saraiva, CEO da agência Ipanema Comunicação, fala que datas como essa são muito importantes para o aquecimento do mercado varejista. Para ele, o Dia do Consumidor vem se destacando ano após ano, sempre apresentando indicadores maiores de vendas e abrindo espaço para ser trabalhado não somente no dia, mas também durante a semana ou até mesmo o mês todo. 

 

 

“Esse período é ideal para colocarmos em prática o nosso novo propósito, que é ser a melhor parceira de vendas dos nossos clientes, com base nos conceitos do Growth Hacking. Ou seja, a data foi uma grande oportunidade para alavancar ainda mais as vendas dos nossos parceiros que trabalham focados em varejo, como a Fazendinha Supermercados, O Borrachão Fortaleza e a Brava Wine”, reforça.

 

 

 

 

Direitos do consumidor 

A agência VSM Comunicação gerencia a assessoria de imprensa de um cliente de peso para o comércio varejista de Fortaleza, o Shopping Parangaba, que está promovendo o “Feirão de Eletro e Eletrônico” com grandes ofertas. A partir do dia 15 serão lançados cinco dias de promoções em alusão ao Mês do Consumidor. 

Marcos André Borges, CEO da VSM Comunicação, conta que, com os avanços significativos com relação às leis de defesa do consumidor e com as facilidades à informação, principalmente nas mídias sociais, o mercado foi direcionado a adotar políticas cada vez mais transparentes, valorizando o ESG, criando um círculo virtuoso, cada vez mais antenado com as normas que regem o compliance das grandes corporações. 

 

“O consumidor, por sua vez, está mais exigente e atento, consciente dos seus direitos. Nesse cenário, eleva a importância do investimento em empresas de comunicação, expandindo o olhar de uma maneira mais segmentada e não com foco apenas na opinião pública de uma forma geral. Vale ressaltar que as agências de comunicação também precisaram avançar, evoluir, investindo não só na constante capacitação dos seus profissionais, como, também, em novas tecnologias”, encerra.