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Vult lança movimento de impacto social para apoiar mulheres em situação de violência doméstica

Por Redação

20/03/2024 14h55

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Em filme de lançamento do novo projeto, marca de beleza apresenta histórias reais de mulheres que tiveram a boca como alvo de agressões e puderam resgatar sua autoestima e orgulho por meio de tratamento odontológico

“Eu não me olhava no espelho, penteava meus cabelos através do reflexo da sombra na parede”. “Me sentia depressiva, sem autoestima e sem nenhuma vontade de me arrumar”. “É difícil dizer o que machucou, mas ao mesmo tempo é necessário para conseguir me libertar”.

Esses são os depoimentos de Marli Timóteo, 55 anos, Mônica de Melo, 51 anos, e Rosângela Rosa, 46 anos, que fazem parte do projeto “Isso é Mais que um Batom”, da Vult em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Penha e que visa resgatar o orgulho e a autoestima de mulheres em situação de violência doméstica.

Pesquisas recentes comprovam que a violência doméstica é um cenário cada vez mais alarmante no Brasil: três a cada dez mulheres já foram vítimas no país, número que representa mais de 25,4 milhões de brasileiras, segundo a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada em novembro de 2023 pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV).

Além disso, 74% das mulheres afirmaram ter percebido aumento dessa violência e 67% daquelas que já sofreram esse tipo de agressão praticada por um homem afirmam que ele era seu parceiro íntimo.

Para colaborar com a transformação dessa realidade, Vult anuncia uma iniciativa inédita por meio do lançamento de um produto social, apoiando o resgate da autoestima e do orgulho de mulheres que tiveram a boca como alvo durante as agressões e que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher.

“Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, queremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo. O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino, consolidando ainda mais o compromisso de Vult neste território”, afirma Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário.

Como ponto de partida para o movimento lançado pela marca neste mês de março, Vult já viabilizou a transformação dos sorrisos da Marli, Mônica e Rosângela, atendidas pela ONG Turma do Bem, a partir do projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada em situações de violência.

“Nosso trabalho não foca apenas na estética, mas, especialmente, em devolver dignidade para as pacientes, tornando-as inteiras novamente. São histórias de dor e violência que destruíram a autoestima destas mulheres. Quando elas chegam no consultório, algumas trazem consigo um batom desgastado, seco, quase um símbolo da perseverança, prontas para pintar os lábios com um novo sorriso. Com o tempo, compreendi a magnitude desse simples gesto, o quanto representa para elas: o renascimento. E para que nosso trabalho siga em frente, dependemos do apoio e do engajamento da sociedade. Só assim conseguiremos alcançar um maior número de mulheres que, muitas vezes, precisam desse primeiro passo para recomeçar suas vidas”, ressalta o dentista Fábio Bibancos, que lidera o projeto.

Em um filme emocionante, Vult conta a história da Mônica, da Rosangela e da Marli, que enfrentaram a violência de perto. O vídeo reforça relatos que não são únicos e fazem parte da realidade de milhões de brasileiras. Focando no resgate da autoestima e do orgulho, a campanha mostra mulheres que após o tratamento odontológico voltaram, aos poucos, a sorrir – e a passar batom, além de lançar oficialmente o novo batom, produto social que viabiliza a ampliação do projeto.

Ao final do filme, e em uma só voz, essas mulheres mostram que juntas é possível recomeçar, embaladas pelo trecho da música ‘Pra Todas as Mulheres’, da cantora Mariana Nolasco: “Abafaram nossa voz, mas esqueceram de que não estamos sós”, que faz parte da trilha da campanha.

Toda a campanha foi idealizada e desenvolvida pela agência PROS.

“Dar luz à violência doméstica é uma maneira de reconhecer que esse é um problema social, urgente e coletivo. Enquanto agência liderada por mulheres, acreditamos que nosso papel pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar a visão da sociedade e construir pontes que nos permitam apoiar aquelas que precisam. Ao lado de Vult, marca que tem um alcance gigante e que conversa diariamente com esse público, podemos não só conhecer e transformar essas histórias, mas criar um futuro de mais esperança para as meninas de hoje”, afirmam Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, Co-CEOs da PROS.

O filme foi divulgado nas redes sociais da marca e a campanha ainda conta com mídia OOH em mobiliários urbanos, com formato estático, localizado nas áreas dentro do raio das delegacias da mulher em São Paulo.

FICHA TÉCNICA VULT – ISSO É MAIS QUE UM BATOM

Agência: PROS
Anunciante: Vult
Título: Isso é mais que um Batom
Produto: Institucional
Presidente e COCEO: Daniela Graicar
COCEO: Fernanda Tchernobilsky
CCO: Adriano Abdalla
Diretora de Criação: Maria Claudia Mestriner
Planejamento: Beatriz Poiani
Redatora: Carolina Ruffeil
Head de arte: Julian Akinaga
Diretora de arte: Victoria Tofoli
Produção: Mariana Campanha, Fernanda Purchio e Alexandre Quaglio
Assistente de Arte: Thiago Aramaki
Arte Finalista: Alexandre Fukugava
Tráfego: Bruna Garcia
Diretora-executiva de Branding do Grupo Boticário: Marcela de Masi
Gerente Sênior Vult: Carolina Carrasco
Gerente Vult: Aline Melo
Analista da marca III: Renata Honda
Especialista em social: Eduardo Romano
Especialista em PR: Camila Leite Justus
Analista em PR: Yam Yunes
Analista em Branding: Victoria Pereira
Analista em social: Gabrila Pettri
Agência de PR: PROS
Diretora de PR: Alice Zeitune
Coordenadora de PR: Fernanda Blanes
Atendimento de PR: Joyce Sales

Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Letícia Medeiros e Guilherme Azem
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Cyro Neto, Guilherme Azem, Guilherme Faveri, Lucas Comparato
Atendimento: Ingrid Lopes e Bárbara Russiano
Coordenação: Leo Vieira, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello
Cantora: Mariana Nolasco

Produtora de vídeo: Ultravioleta
Diretores: Rodrigo Rebouças e Bruna Arcangelo
Produtores Executivos: Gilberto Pires (Gibinha) Carlos Guedes (Cebola)
Atendimento: Carla Onishi e Bárbara Matsuda
Roteiro: Rodrigo Rebouças
Coordenação de produção: Cadu Dantas e Giovana Ferrari
1AD: Isadora Levy
Diretora de Fotografia: Milena Seta
1º Assistente de Câmera: Bárbara Vieira de Lacerda
2º Assistente de Camera / Video Assist: Carina de Barros Fernandes
Logger (GMA): Bruna Yamatogue Giannoni
Diretora de produção: Arabi Mesquita
Produtora: Giulia Ribeiro
Produtora de Elenco: Daiana Andrade
Diretora de arte: Danielle D’Avila
Figurino: Paula Zoboli
Maquiagem 1 fase: Camila Mendes
Maquiagem 2 fase: Clara Holtz e Laura Chuairi La Laina
Produtora de Locação: Lu Lopes
Técnica de Som Direto: Juliana Alves Santana
Pesquisa Criativa: Ana Julia Santos e Alice Guedes
Pós: Space Gorilla
Produção Executiva: Ana Ourique
Coordenador de Pós Produção: Rodrigo Parente
Montagem: Natalia Farias
Finalizador: Gabriel Guedes
Assistente de Ilha: Henrique Freitas
Supervisor de VFX: Cadu Cipolla Luca
Composição: Francinaldo Lemos, Felipe Lopes e Valderino Caetano
Color Grading: Junior Xis