Inovação

Walmart investe em inteligência artificial para otimizar compras

Publicado em

11/01/2024 16h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A varejista lançou a ferramenta GenAI desenvolvida pela combinação de modelos de IA da Microsoft com os dados de clientes

O Walmart apresentou novas ferramentas baseadas em inteligência artificial na conferência de tecnologia CES, em Las Vegas, para ajudar compradores a pesquisarem produtos rapidamente e automatizar o processo de compra de itens pedidos com frequência. O varejista do mundo lançou a ferramenta de pesquisa GenAI desenvolvida pela combinação dos modelos de IA da Microsoft com os dados de compradores do Walmart para permitir que os consumidores pesquisem produtos usando casos de uso específicos em vez de nomes de marcas ou itens.

Os compradores poderão pesquisar usando frases como “reunião para ver o jogo de futebol” ou “ajude-me a planejar uma festa com tema de unicórnio para minha filha” e receber uma lista de produtos com curadoria, em vez de pesquisarem individualmente por batatas fritas, doces e balões, disse a companhia.

O recurso, atualmente disponível para usuários do sistema operacional da Apple, iOS, será implementado no site do Walmart e nos usuários do aplicativo da rede varerjista para dispositivos Android ainda este ano, segundo a companhia.

Apresentando outro caso de uso de IA, a empresa disse que está desenvolvendo uma ferramenta chamada “Walmart InHome Replenishment”, que ajudará os compradores que usam seu serviço de entrega InHome por assinatura a fazerem compras rapidamente com itens  que costumam adquirir no serviço.

Assim como fabricantes de carros e aparelhos eletrônicos, grandes redes de varejo estão em uma corrida para encontrarem usos para o consumidor da tecnologia de IA generativa, que tomou o mundo de assalto desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022.

A rival do Walmart, Amazon.com, implantou ferramentas de IA generativa para ajudar os anunciantes a melhorarem a segmentação de anúncios e permitirem que os vendedores façam promoções rapidamente. Na segunda-feira, a Volkswagen anunciou na conferência CES que  vai incorporar o ChatGPT em seus carros.

Na terça-feira, o Walmart também anunciou a disponibilidade ampliada de uma ferramenta interna de IA chamada My Assistant para funcionários baseados em 11 países e lançou um serviço habilitado para IA e visão computacional que elimina a necessidade dos compradores terem suas notas fiscais verificadas por um funcionário na bandeira de lojas Sam’s Club.

Atualmente em execução como piloto em 10 lojas do Sam’s Club, a tecnologia usa uma combinação de câmeras e processamento de IA na área de saída das lojas para capturar imagens de carrinhos e verificar o pagamento de todos os itens levados pelo consumidor.

O Walmart disse que espera expandir rapidamente essa tecnologia para quase 600 lojas do Sam’s até o final do ano, depois que os compradores classificaram consistentemente os tempos de espera na saída como um “ponto problemático” no serviço da companhia.