Responsabilidade

Winds For Future: Ceará um destino sustentável

Por Redação

23/09/2022 22h09

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Flow City apresenta soluções imobiliárias, planejamento urbano e impacto socioambiental de projetos aplicados ao Ceará

 

Alexia Bergallo, sócia da Flow City, Miguel Pinto Guimarães, arquiteto e urbanista e coordenador de Projetos da Flow City, e Maria Eduarda Migliora, Head de Impacto da Flow apresentaram, nesta tarde de sexta-feira (23), na praia do Cumbuco, durante o Winds For Future 2022, o case de sucesso do Vila Carnaúba, desenvolvido em terras cearenses, que serve de inspiração para repensar o planejamento das cidades do futuro.

O trio integra um grupo de especialistas empreendedores que se propõe a cocriar um destino incrível no litoral cearense – equilibrado, integrado ao seu entorno natural paradisíaco e ao patrimônio cultural – por meio de soluções imobiliárias contemporâneas, planejamento urbano e aumento do impacto social e ambiental positivo.

“Juntos, desejamos reformular a história do turismo no litoral brasileiro. Mais do que um projeto inovador, é um projeto que propõe o morar bem em equilíbrio com a conexão com a natureza. É rever o conceito de luxo com consciência. Acompanhamos por todo o Brasil destinos serem mal desenvolvidos, seja por falta de planejamento ou excesso de esforço na proposta que não cabe ao público”, explica Alexia Bergallo.

 

 

Localizado na praia do Preá, o Vila Carnaúba está situado no Ceará, 20km ao sul da vila de Jericoacoara. A região fica entre as dunas de areia branca, as lagoas naturais e os manguezais que formam os biomas do litoral cearense. Lá, a natureza permanece inviolada e nós pretendemos que continue assim. Com uma extensão costeira que permite centenas de km de downwind em paralelo à costa, com águas mornas o ano inteiro (26-28oC) e vento forte constante por 7 meses ao ano, aficionados de todas as modalidades – seja kite, wing, windsurf, vela, ou outros – podem fluir livremente, com todo o apoio técnico necessário. Com esse contexto propício, a Flow City desenvolveu o conceito da ecovila de última geração onde viver, aprender, trabalhar e se divertir se fundem e fluem em perfeito equilíbrio.

“Focamos no uso de materiais naturais, nativos e produzidos no entorno próximo, a fim de promover uma integração harmoniosa com a natureza e fomentar a economia local. A arquitetura e os métodos construtivos incorporam cuidadosamente as raízes culturais e históricas da região. Como atividade central ao nosso negócio, a incorporação imobiliária abarca múltiplos segmentos – tais como residencial, comercial e de lazer – assim como múltiplos públicos-alvo.”, explica Miguel Pinto Guimarães.

 

O arquiteto complementa que a Casa Oca foi o primeiro desenho pensado para o Vila Carnaúba. “Talvez seja o nosso produto mais inovador e que melhor alia tecnologia construtiva de ponta ao morar tradicional. Traz para a arquitetura a forma do ninho, um dos elementos desenhados pela natureza mais associados ao conforto e à proteção”, destaca.

 

 

 

O compromisso com a maximização do impacto positivo nos âmbitos social e ambiental na região é intrínseco ao  negócio da Flow City. “Nós criamos e executamos projetos com e sem fins lucrativos, focados na preservação do contexto natural e cultural, e no desenvolvimento socioeconômico sustentável da região”, conclui Alexia Bergallo.

 

Kiteparade

Maior desfile de kitesurf do mundo, o Kiteparade pretende novamente quebrar o recorde mundial de maior número de kitesurfistas no mar ao mesmo tempo no domingo (25/09). O recorde atual, pertencente ao próprio Winds For Future, foi de 596 kitesurfistas no mar ao mesmo tempo, em 2019. Para este ano, a meta é ultrapassar 1000 kitesurfistas velejando.  Além do recorde e a consolidação do Cumbuco como meca do kitesurf mundial, aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o evento pretende chamar a atenção global sobre questões ambientais, como o aquecimento e a poluição dos mares e oceanos.

 

Confira também: