Inteligência só faz conta de multiplicar

Por Redação

20/09/2023 10h00

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Tal qual o amor, ferramentas como a Inteligência Artificial vieram para somar

Se existe algo que me encanta até hoje e é o que me fez, lá atrás, enveredar por essa profissão, é que trabalhar com marketing é sobre movimento e gente. Ou movimentos e gentes, cada vez mais no plural. Sou uma apaixonada, como está descrito lá no meu LinkedIn. Dinâmico, pungente, acelerado, evolutivo e complexo, o mercado se reinventa o tempo todo porque é regido por pessoas, que mudam e alternam suas preferências fazendo com que, de tempos em tempos, os comportamentos moldem novos hábitos para nossa sociedade.


EVOLUIR NÃO É OPÇÃO, É MANDATÓRIO
Desde o meteoro, lá no México, aquele que provavelmente extinguiu os dinossauros, dando assim espaço para o surgimento da espécie humana, as crises nos apresentam oportunidades de evolução para os que conseguem aprender com elas. Vivemos hoje com a falta de tempo, que tem gerado até a crise da atenção. Cada segundo conta. De acordo o Edelsen Institute, em 1785 datamos o início da primeira onda de inovação. Levamos sessenta anos para avançarmos até a segunda onda, depois cinquenta e cinco entre a segunda e a terceira, e então cinquenta e quarenta até que levamos apenas trinta anos da sexta para a sétima, na qual estamos hoje. Isso mesmo, precisamos apenas de metade do tempo para avançar de uma onda para a outra e a expectativa é de que cheguemos à oitava em menos tempo ainda. Mas o que as ondas de inovação têm a ver com Inteligência Artificial? Eu arrisco te responder que tudo, tudo a ver.


FALTOU CÉREBRO, FALTOU BRAÇO
Com tanta mudança, em intervalos de tempo cada vez mais curtos, o humano se viu sem condições de avançar, sem ferramenta para abraçar todas as oportunidades que têm se descortinado para nós. O que parecia ficção do desenho dos Jetsons (que teve sua primeira exibição na Tv aberta
brasileira na década de sessenta), foi aos poucos se tornando uma realidade e hoje já desfruta de espaço cativo nas nossas rotinas. Com um movimento relevante no início dos anos 2000, o advento da
indústria 4.0 foi um grande marco para chegarmos aonde estamos agora. Mais recentemente, no pós-pandemia, com a invasão da inteligência artificial, a robótica, iot, blockchaim, dados, conectividade, realidade virtual e aumentada, metaverso dentre outros, nós, humanos, ganhamos variadas ferramentas de apoio, mas nossa reatividade pode estar nos impedindo de enxergar o copo meio cheio. Te convido a ensaiarmos a seguir como podemos melhor surfar essas ondas e avançarmos com sucesso para a próxima fase do game.


A ERA DO “E” E NÃO DO “OU”


Nesse mundo, que é VUCA e BANI, até tarefas simples tornaram-se complexas. Quanto mais complexo, menos a olho nu conseguiremos resolver, de mais tecnologia iremos precisar. Mas o futuro se mostra
híbrido, tal qual o metaverso: humano e tecnologia caminhando juntos. Você aí, que como eu, faz o mercado acontecer, provavelmente já se viu diante do seguinte paradoxo: preciso escalar, mas também preciso personalizar, entregar experiência, e agora? A concorrência aumentou, se diferenciou, o mercado está girando diferente, preciso mapear com urgência, cadê as informações, como farei? Meu público está diferente, novos hábitos, como vou descobrir? E depois de levantar toda essa inteligência, como vou sistematizar essa leitura e operacionalizar executando em diversas frentes e canais? Honestamente, só com as provocações simples que acabamos de levantar, já me vejo mentalmente de joelhos, em oração, agradecendo à Nossa Senhora da Tecnologia.


E NO MARKETING, COMO APLICAR?
Nascem ferramentas de tecnologia todos os dias e não damos conta de utilizá-las todas. Do assistente de atendimento virtual às últimas da neurociência, em maior ou menor grau, todos já estamos utilizando. O
metaverso é todo dia, o tempo todo, falta só o 5G deslanchar para que se torne uma realidade também enquanto canal de venda principal das nossas marcas, por exemplo. Sendo assim, minha sugestão é que você comece trazendo as aplicações para a sua realidade, afunilando para o teu objeto de trabalho na prática. Compartilho abaixo algumas demandas bem factíveis e nas quais tenho tido o prazer de criar e executar com auxílio do ferramental que discutimos até aqui.

  1. INTELIGÊNCIA DE MERCADO
    Que bom que temos os BIG DATAS à nossa disposição, com informações coletadas a partir das mais variadas fontes, nos permitindo compreender melhor o mercado, olhar a floresta de cima e também
    granular, analisar os comportamentos de consumo e trabalhar nas tendências, na criação do futuro para o consumidor. Retroalimentação na veia.
  2. GESTÃO DE PORTFÓLIO
    Gerir e executar produto e serviço com auxílio da tecnologia ficou muito mais gostoso. Prototipa, testa rápido, corrige rápido, relança melhor e vai girando o PDCA com as melhorias.
  3. COMUNICAÇÃO
    Criar conteúdos assertivos, escolher a audiência com maior aderência, capturar os pontos altos do diálogo entre marca e consumidor, testar rótulos e embalagens, enfim, nossa vida ficou muito mais rica com as possibilidades nesse campo.
  4. TRADE
    Uns anos atrás já mapeávamos, ainda que de modo rudimentar, as zonas quentes dos PDVs, as áreas nobres das gôndolas, mas o que podemos conseguir hoje em termos de análise de fluxo, execução de marcas e abastecimento é sensacional.
  5. PRICING
    Se como eu você é uma (o) apaixonada (o) pelos elementos racionais e irracionais do processo de precificação e decisão de compra, se permita conhecer o que algumas empresas têm realizado com base nos algoritmos que leem interesse e retenção de atenção para classificar as
    probabilidades de desembolso pelo consumidor, é Jetsons. Rs. É isso.

Se você chegou até aqui, espero ter te trazido para o lado da força que decidiu se abraçar com a tecnologia e fazer bom uso de tudo que as ferramentas têm para nos suportar e elevar nossas entregas a um patamar superior de atuação. Enquanto humanos, na medida em que colocamos nosso know how em jogo para solucionar problemas, conectando os pontos para entregarmos resultados positivos, nosso espaço estará garantido. Como dizia Einstein, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará
ao seu tamanho original”.

Camila Coutinho
Consultora em Estratégia, Marketing e Branding e Fundadora da Nexum Mkt e Resultados
Camila atua há 23 anos no mercado, nas áreas Comercial e Marketing, entregando resultados positivos na última linha em empresas de pequeno, médio e grande portes dos setores da Indústria, Serviços e Varejo. Ao longo dessa jornada vem contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas e projetos Nacionais e Internacionais Brasil afora, trabalhando ações ATL e BTL, com domínio do ferramental de Marketing – Branding, Pricing, Conteúdo, PR, LiveMkt, Experiência e Trade Omnichannel. Hoje lidera a Nexum, Consultoria de Estratégia e Marketing. Com forte crença na troca de conhecimentos, atua como colunista do Nosso Meio, escrevendo a Marketar, é palestrante e também professora convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de Comunicação e Negócios.