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Joca renova marca e se reposiciona como canal integrado de notícias para público infantojuvenil

Publicado em

05/09/2023 12h24

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Renovação ainda envolve novo logotipo, projeto gráfico e outras novidades

O jornal Joca, primeiro periódico do Brasil com notícias da atualidade para crianças e adolescentes, lança sua nova marca e anuncia um novo posicionamento como plataforma multicanal de conteúdo especializado em jornalismo infantojuvenil.

Atualmente com mais de 300 mil assinantes pelo país – em grande parte nas escolas -, o veículo, fundado em 2011, vem acompanhando as transformações no perfil dos leitores, que deixaram de consumir notícias nos materiais impressos e passaram a buscar informação também nas plataformas digitais e redes sociais.

A mudança comportamental motivou o Joca a diversificar os canais e a entregar conteúdos diferentes de acordo com o perfil do leitor, de maneira mais instigante e divertida, uma característica registrada da marca.

“Não queremos que o Joca seja visto somente como um jornal que será lido em sala de aula ou para fazer uma lição de casa e depois guardado. Queremos que seja um veículo em mais de um dos significados possíveis dessa palavra: um meio que transporta notícias, mas que também conduz afeto e possibilita a formação de vínculos entre pais, filhos e professores. E essa ressignificação é importante tanto para os nossos consumidores como para parceiros e colaboradores,” explica a fundadora do jornal Joca, Stéphanie Habrich.

Com apoio da agência Dark Kitchen Creatives, o processo de rebranding atuou em diversas frentes. A primeira envolve o novo logotipo, que buscou trazer o conceito de criação de vínculos, além de possibilitar a aplicação de múltiplas cores, sem perder a identidade, deixando os conteúdos mais descontraídos. A alteração vai estar em todos os canais, como o periódico impresso, o site de notícias, os perfis das redes sociais e do Youtube.

Antes
Depois

O projeto gráfico do jornal também foi repensado pela equipe de jornalistas e designers, buscando melhorar a distribuição dos conteúdos no impresso e facilitar a leitura com uma nova tipografia, o que permitiu a inclusão de diferentes elementos gráficos. Para acomodar as alterações, o jornal ganhou ainda mais corpo, passando de 12 para 16 páginas. O novo projeto poderá ser conferido na primeira edição do jornal de setembro.

Ao longo de seus 12 anos de existência, o Joca já passou por outras mudanças na representação visual da sua marca e na disposição gráfica. Para a diretora de Marketing, Gabriela Jimenez, o que torna o projeto especial é a jornada de pensar o ciclo completo de todos os multicanais.

“As mudanças vão desde a diagramação, reformulação do portal de notícias, redefinição de identidade nas redes sociais e a reformulação do TV Joca, que é o nosso canal no YouTube”, completa.
 

Para Stéphanie, as mudanças e o novo momento fortalecem uma premissa considerada um fundamento para o Joca: a leitura jornalística contribui para o desenvolvimento de jovens leitores e na formação de cidadãos mais críticos, reflexivos e atuantes na transformação da sociedade.



“Pessoas mais informadas e que recebem a oportunidade de desenvolver seu senso crítico a partir das notícias e em sinergia com seus pais e educadores têm mais chances de se envolver em atividades sociais, políticas e econômicas, interagir com a sociedade de maneira mais ativa, aumentando sua independência, empregabilidade e a autoconfiança” finaliza.

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