Tendência

Unifametro e PROMIC lançaram o projeto “Robótica Sustentável – Tecnologia com Sustentabilidade”

Por Victor Campos

08/07/2024 16h45

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook

Visando desenvolver e capacitar novos pesquisadores, combinando conhecimentos avançados com princípios de sustentabilidade, a coordenadoria de pesquisa e monitoria do Centro Universitário Fametro (Unifametro), em parceria com o Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC), lançaram o projeto “Robótica Sustentável — Tecnologia com Sustentabilidade”.

Sob orientação do professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição, André Cardoso, a iniciativa incentiva a participação dos alunos em conferências e eventos acadêmicos relacionados ao tema.

“Uma das principais atividades do programa é guiar os alunos na iniciação científica, permitindo que eles investiguem temas específicos na área. Essa oportunidade oferece aos participantes uma experiência prática, além da criação de métodos e avaliação crítica de resultados, competências essenciais para futuros educadores e investigadores”, ressalta.

Segundo o profissional, essa atividade permite que os estudantes compartilhem suas descobertas, interajam com a comunidade científica e ampliem suas redes de contatos.

“A exposição a diferentes perspectivas e abordagens fortalece a formação acadêmica, preparando cada vez mais os participantes”, afirma André.

A implementação do programa pode estimular o avanço da tecnologia na sociedade local e regional, promovendo o desenvolvimento de soluções robóticas focadas na sustentabilidade. Essas novidades serão aplicadas em áreas como o manejo de resíduos, o aumento da eficiência energética e a vigilância ambiental, ajudando a criar tecnologias que trazem benefícios diretos para a comunidade.