11ª edição

O papel da TV Conectada na estratégia de varejo

Publicado em

19/03/2024 10h32

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O mundo do varejo está passando por uma revolução digital. Com o avanço tecnológico e o aumento da conectividade, as empresas do setor estão descobrindo novas maneiras de comunicar-se, encontrar e engajar suas audiências e consumidores. Essa transformação é crucial para o sucesso no mercado atual, que é cada vez mais orientado pela tecnologia e pela experiência do cliente. 

Quando falamos de marketing no varejo, sabemos que o foco é conversão. Mas todo mundo que trabalha nesse meio sabe que, para chegar à base desse funil, é necessário passar por etapas como reconhecimento e consideração. Para isso, o varejo precisa buscar alternativas que criem um impacto positivo nessas fases iniciais do processo de decisão de compra. 

Dentre essas alternativas, é a publicidade nas TVs conectadas, muitas vezes esquecida pelas marcas que buscam performance, que tem um papel importante na construção da estratégia de mídia para alcançar as outras camadas do funil de vendas. Afinal, quando se trabalha apenas a base desse funil, a marca não expande seu público e pode acabar desperdiçando investimento com o consumidor errado.

A CTV (TV conectada) oferece diversos benefícios para o setor de varejo. Aqui estão alguns dos principais:

  • Conhecer o público: para se conectar efetivamente com os consumidores, os varejistas precisam conhecer suas audiências. Isso significa compreender os interesses, comportamentos e preferências dos clientes. Com a ajuda da análise de dados, as marcas podem segmentar seus públicos e personalizar suas estratégias de marketing e vendas, ou seja, exibir anúncios específicos para grupos de consumidores com interesses semelhantes. Na Samsung Ads, conseguimos extrair insights exclusivos para as marcas anunciantes, com detalhes precisos dos hábitos dos consumidores dentro das Smart TVs Samsung de todo o Brasil. Isso faz com que o anunciante possa direcionar seu anúncio para quem realmente tem interesse no produto/serviço.

  • Formatos nativos e alta definição: as Smart TVs permitem a exibição de produtos em alta definição, o que pode ajudar os varejistas a destacarem os detalhes e características de seus produtos de maneira mais eficaz. Além disso, as TVs conectadas oferecem diversos formatos de anúncios de alto impacto que acompanham as jornadas de consumo dos clientes em ambiente seguro para as marcas, possibilitando explorar as mais diversas narrativas e formatos de mídia: nativos (que já são exibidos no momento em que a TV é ligada), vídeo, video in-stream e muito mais.
  • Publicidade repensada: a publicidade precisa acompanhar a demanda desse consumidor altamente conectado, com um consumo de conteúdo bastante fragmentado, diante de uma grande oferta de entretenimento. Narrativas convincentes e estratégias de abordagem personalizadas são essenciais. As campanhas publicitárias devem ser projetadas para atingir os consumidores nos pontos de contato certos e no momento certo. O uso de dados para segmentação precisa ser equilibrado com a preocupação com a privacidade dos clientes, num ambiente “brand safe”.

À medida que o avanço das tecnologias na publicidade continua a moldar o cenário varejista, aqueles que abraçam essas mudanças e mantêm foco constante no cliente serão os líderes do setor. O potencial é imenso e a oportunidade está à disposição dos que estão dispostos a inovar e adaptar-se a um mundo cada vez mais conectado. 

Além das considerações mencionadas acima, é importante observar o papel das soluções de publicidade digital no cenário varejista atual. Empresas como a Samsung Ads estão desempenhando um papel crucial ao oferecer ferramentas e insights avançados para ajudar os varejistas a atingirem seus públicos de maneira eficaz. Com a capacidade de direcionar campanhas publicitárias de forma personalizada, respeitando a privacidade dos clientes e com formatos nativos e exclusivos, desempenham um papel vital na transformação do marketing no varejo e na criação de experiências mais significativas para os consumidores. 

Sobre o autor:

Essio Floridi é um executivo com mais de 20 anos de experiência na indústria da Publicidade. É formado em economia pela USP, com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Iniciou sua carreira em Milão (Itália) em 1998 e, de volta ao Brasil no ano 2000, trabalhou como Diretor de Mídia Digital por 4 anos na JWT e na AgênciaClick.


Como profissional de veículo foi Gerente de Vendas no Yahoo! Brasil de 2004 a 2009 e Diretor
de Publicidade de Mídias Digitais na Globosat por 6 anos. Em 2016 assumiu a posição de Country Manager na Tradelab/Jellyfish (startup francesa de mídia programática) onde ficou até 2020, quando assumiu – dentro da Samsung Electronics – o cargo de Diretor de Vendas e Operações América
Latina, da nova unidade de negócios Samsung Ads (solução de publicidade ominichannel da Samsung) implementada com a sua chegada.