10ª edição

Perfil | Camila Salek

Por Redação

18/12/2023 15h33

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Empreendendo e construindo um legado marcante

Ao longo de 27 anos, Camila Salek construiu uma trilha que chega a ser extraordinária no mundo do marketing, emergindo como uma das futuristas mais influentes do Brasil. À frente da Vimer Retail Experience, empresa que fundou e onde é CEO, e como Curadora de Tendências de Varejo na Harper’s Bazaar Brasil, Salek não apenas testemunhou, mas esteve entre as mãos que moldaram a evolução do varejo brasileiro.

A transição do varejo centrado na presença nacional para uma arena global e multifacetada é um fenômeno que a especialista analisa com profundidade. Segundo ela, o advento dos meios digitais foi uma virada de jogo. “Hoje, você tem vários canais para consumir de uma marca. Isso é extremamente importante para o próximo espaço do varejo, trazendo uma relação cada vez mais centrada na experiência”, observa. Para ela, esta mudança de paradigma, impulsionada pela expansão do digital, democratizou o acesso do consumidor aos produtos, redefinindo as dinâmicas do varejo no Brasil.

O trabalho de impacto realizado por Camila, no entanto, não é apenas teórico; é tangível nas histórias de marcas renomadas como Natura, O Boticário e Havaianas. A colaboração duradoura com esta última, porém, é emblemática para ela, e tem efeitos até hoje na estratégia e posicionamento de mercado da marca de calçados e da executiva. Essa parceria de sucesso, como conta a empresária, começou há mais de uma década e conta com muitos cases, incluindo a experiência de construção de loja, que se tornou uma construção de marca.

“Na criação da primeira loja própria de varejo, eles procuraram um profissional de visual merchandising e de varejo para auxiliar nesse processo. Criamos várias soluções que hoje são até ícones dentro do segmento de venda de calçados. Então, 15 anos depois, quando eles foram reformar a loja, a Havaianas entrou em contato conosco novamente. Nessa duas oportunidades, eu diria que o nosso destaque foi o olhar de ideias e insights para impactar a marca, unindo design impecável a uma jornada que faça sentido para o consumidor, pois quando a gente consegue atingir a pessoa lá na ponta, o resultado comercial acontece”, descreve.

Camila, executiva e empreendedora

Nestes muitos anos de trabalho impulsionado por um senso de inovação singular, a sua jornada de executiva – naturalmente – se tornou o caminho de uma empreendedora. Essa transição não é apenas uma mudança de título, mas uma metamorfose que evidencia uma compreensão profunda do setor.

“Empreender para o mercado, depois de ter feito parte desse mesmo mercado faz toda a diferença”, enfatiza Camila ao pontuar: “para o varejo, não podemos ter só um projeto bonito, é preciso um projeto bonito e, principalmente, que funcione. Para isso, é indispensável um olhar tático, estratégico e focado no resultado”.

O futuro está no presente

Salek é uma visionária que gosta de conectar o presente ao futuro. A tendência que a CEO sempre vislumbra e aposta “é o comportamento de consumo, a relação de pessoas com marcas”. Essa abordagem fornece um guia de como as empresas podem se manter relevantes. Para isso, no entanto, é necessário entender muito bem o presente, para conseguir “prever” os próximos passos.

Tudo isso, explica a especialista, passa pela disposição de aprender.

“O mercado americano tem uma expressão que chama ‘Life long learning’, que é encarar sua vida como um processo constante de aprendizado, sempre uma página em branco do seu livro para escrever um novo capítulo da sua história, além de visitar novas culturas e experiências. Poder sempre criar novas páginas ajuda não se conectar com as verdades absolutas, que são inimigas do nosso mercado”, exclama.

Conselhos de uma mulher inspiradora

Além de suas realizações profissionais, Salek se destaca como uma defensora fervorosa da liderança feminina no varejo. Ela acredita que as mulheres oferecem uma perspectiva única e necessária para enfrentar os desafios do setor. 

“Podemos e devemos ocupar posições de destaque no varejo porque já estamos no setor há muito tempo, porém não em posições de destaque. Nós todas somos multitarefas, e o mercado anseia por isso”, reitera Camila ao sublinhar a importância da diversidade no mundo corporativo.

Para todos que buscam sucesso no varejo, a executiva oferece conselhos pragmáticos: manter-se atualizado, desaprender para aprender novamente e equilibrar a agenda entre questões urgentes e emergentes.

“É crucial olhar para o futuro e testar novidades, encerrando o ciclo de apagar incêndios”, atesta.