Responsabilidade

Programa de aceleração de lideranças da Ambev trabalha três frentes de atuação centrados na pessoa negra

Por Redação

04/10/2023 09h55

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A companhia está oferecendo oportunidades reais para que pessoas negras se sintam confiantes para ocupar cargos e espaços de liderança

Com um espaço de aprendizagem centrado na pessoa negra, a Ambev está realizando a segunda turma do seu programa de aceleração de lideranças negras, o Dàgbá – líderes do futuro. A iniciativa, que vem fomentar a diversidade étnico-racial de profissionais em cargos de liderança na companhia, envolve uma abordagem interdisciplinar com três frentes de atuação: antropologia, design e desenvolvimento comportamental de soft skills.

“Na Ambev queremos apoiar e dar subsídios para o aprendizado contínuo, além de criar sentimento de pertencimento e liberdade para as pessoas. Por isso, esse programa vai trabalhar questões para conectar as competências dos participantes, visando estimular o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais e os requisitos necessários para a aceleração e, consequentemente, a geração de ideias inovadoras”, afirma Michele Salles Villa Franca, Diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev.

Ao longo dos encontros e mentorias, que serão realizados até novembro, os aprendizados da trilha de desenvolvimento pessoal irão se somar aos conteúdos das frentes de antropologia e design, além de fortalecer o potencial e negritude dos participantes, gerando visibilidade e construindo novas oportunidades.

Nessa jornada de crescimento compartilhado, o Dàgbá também conta com o apoio da Kyvo Design – consultoria global de inovação que habilita organizações a prover experiências valiosas, e que, desde o começo do projeto, vem auxiliando a Ambev em todas as etapas e atividades.

“A diversidade é um componente fundamental no contexto da inovação. Para isso acontecer, é preciso fortalecer as diferentes perspectivas sociais, econômicas e culturais no dia a dia dos colaboradores”, diz Carol Zatorre, co-CEO da Kyvo.

Ao todo, 90 pessoas estão participando desta edição do Dàgbá, um número 25% maior se comparado à primeira turma. O programa também está em sintonia com os valores da companhia, como colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo, e tem o objetivo de ampliar as fronteiras das disciplinas e promover uma trilha mais humana e consciente no desenvolvimento de soluções inovadoras e de impacto social com os participantes.

Confira também:

Betânia Kids amplia parceria com a Turma da Mônica para valorizar a diversidade

Série Humanização & Liderança | Prevenção ao Burnout como aliada na luta contra o suicídio

Nova coleção da Gerando Falcões chega com o propósito de transformar as favelas do Brasil