Uma riqueza pouco aproveitada pelas empresas

Por Artigo de Opinião - autor

25/09/2023 15h57

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

No meu dia a dia como Estrategista de Branding, é comum ver a surpresa dos diretores quando apresento o resultado das pesquisas que realizo com os colaboradores. Não tem como fazer a gestão de uma marca – propor estratégias – sem conhecer a sua cultura. Por isso, uma importante etapa do meu trabalho e uma das que mais gosto é a pesquisa interna com os colaboradores. Dessa pesquisa, saem importante insights e percepções, além de algumas surpresas. 

Muitas vezes, gestores buscam respostas fora da empresa, enquanto que, internamente, os colaboradores possuem informações e sugestões valiosas, que são capazes de promover a inovação, criando mais valor para o negócio, reduzindo custos e promovendo um ambiente positivo de trabalho, pois gera senso de pertencimento. Criar um ambiente de escuta é fundamental, inclusive se você deseja criar uma cultura de inovação na sua empresa.

Portanto, a dica que eu dou é: coloque o momento de conversa com os colaboradores como prioridade na sua agenda. Realize esse momento de uma forma estruturada e deixe claro para eles quais são os seus objetivos com aquela conversa. Você também pode apresentar problemas e buscar deles as soluções. Crie um ambiente em que os colaboradores se sintam confortáveis para conversar e esteja 100% presente quando for realizar esse momento de escuta. Assim, você aproveitará a riqueza interna que a sua empresa tem.

Depois me conta como foi, certo?

Por Céu Studart

Sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 16 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.