Tendência

‘Workation’ se aponta como nova tendência no mundo corporativo

Publicado em

18/09/2023 09h17

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Conheça o termo que mescla trabalho e férias: empresas como Google e American Express estão aderindo formato

O ambiente corporativo se renova a cada dia e, após a pandemia de Covid-19, que fez com que a maioria das empresas aderisse ao home office ou modelo híbrido, cada vez mais os colaboradores prezam pela flexibilidade na rotina de trabalho. Segundo pesquisa da Gallup de 2023, profissionais valorizam horários flexíveis de entrada e saída (33%), autonomia para definir seu turno (31%) e mais tempo off remunerado ou de férias (57%). Com isso, um novo formato de trabalho vem ganhando espaço nas empresas: o ‘workation’.

O ‘workation’ é a combinação de férias e trabalho, onde o funcionário concilia o cumprimento de suas responsabilidades profissionais com a experiência de estar em um local turístico, permitindo um equilíbrio entre trabalho e lazer.

“Os profissionais estão em busca de novas maneiras de sair um pouco da rotina estressante do escritório, e com o ‘workation’ isso é possível. De olho nessa tendência, diversos hotéis já estão investindo em espaços de coworking para atender a essa necessidade”, comenta Bruna Lofego, especialista em coworking.

Essa tendência é impulsionada pelo reconhecimento de que o local de trabalho não precisa ser restrito a um escritório físico e fixo. Com as tecnologias atuais, é possível trabalhar de qualquer lugar, desde que haja uma conexão confiável com a internet.

Mas é importante lembrar que os momentos de lazer estariam reservados para horários fora dos períodos de exercício da função. Ainda assim, é uma boa oportunidade para quem deseja sair da rotina durante o isolamento. No entanto, ele é mais adequado se o profissional que estiver nessa condição, puder trabalhar remotamente, sem que isso afete seu resultado, geralmente, quando se realiza ofícios que podem ser feitos em qualquer lugar. É recomendado, principalmente para aqueles que trabalham em profissões que exigem criatividade, novas experiências e inspiração para produzir.

Em uma pesquisa recente da YouGov, 53% dos americanos que podem trabalhar remotamente disseram estar interessados em trabalhar dessa forma nos próximos 12 meses, com maior interesse entre os jovens de 18 a 34 anos. (Tanto americanos quanto britânicos apontaram a Itália como seu destino preferido.)

Muitas empresas atenderam aos desejos dos funcionários oferecendo as chamadas semanas de “trabalho em qualquer lugar”. O executivo-chefe da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, escreveu à equipe em 2021.

“Os ‘googlers’ poderão trabalhar temporariamente em um local diferente de seu escritório principal durante até quatro semanas por ano (com a aprovação do gerente)”. O objetivo era “dar a todos maior flexibilidade nas viagens de verão e férias”, disse ele.

O Citigroup, um banco dos Estados Unidos, autorizou seus funcionários a trabalharem remotamente durante as últimas duas semanas de agosto e dezembro. Enquanto isso, a American Express implementou a política de “trabalho em qualquer lugar”, permitindo que seus colaboradores trabalhem remotamente por até quatro semanas anuais.

Confira também:

Dia do Cliente promete movimentar comércio meses antes da Black Friday, confira pesquisas

Insights Nosso Meio | O sucesso por trás das estratégias de lançamento da Apple

Eventos patrocinados cresceram na preferência dos consumidores, revela pesquisa da Kantar