A folia é para marcas foliãs

Publicado em

12/02/2024 10h00

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Estamos em pleno carnaval, a maior festa popular do nosso país, que movimenta a economia e abre oportunidades para as marcas se conectarem com os seus consumidores na folia, gerando lembrança de marca, relacionamento e muito faturamento. Segundo à Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo, a estimativa para esse ano é que o turismo no carnaval injete mais de R$9 bilhões na economia brasileira. O que representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

Quando falamos de marcas, necessariamente estamos falando de consistência, de que todas as suas ações devam comunicar a sua essência e posicionamento. Ou seja, que a alma da marca esteja ali presente e seja sentida. O que ela faz tem que fazer sentido com o que ela é, promete e entrega. Isso é consistência.

O carnaval é sinônimo de alegria, descontração, energia, alto-astral, amizade e paquera. Logo, as marcas que anunciam ou fazem alguma ação de ativação no carnaval estão, de certa forma, se apropriando do universo de significados da data e comunicando para os foliões que elas também são assim. Quando for planejar uma ação, é importante sempre se perguntar: essa ação tem consistência com a personalidade da minha marca? Se sim, segue fundo.

Portanto, está presente no carnaval só faz sentido para as marcas em que sua personalidade está alinhada com o universo simbólico do carnaval, pois a folia é para marcas foliãs.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.