Responsabilidade

Embalagem 100% reciclável é criada por Braskem, Antilhas e Solví

Publicado em

15/08/2023 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Ecossistema de inovação criado pelas empresas visa impulsionar a economia circular, desde a concepção do produto até sua reinserção na cadeia produtiva

A Braskem, junto com a Antilhas, especialista em inovações e soluções em embalagens, e a Solví, referência em tratamento, destinação e valorização de resíduos, desenvolveram uma embalagem 100% reciclável stand-up pouch monomaterial com capacidade para armazenar 2 kg do fertilizante orgânico da Organosolví – empresa do Grupo Solví. A embalagem, desenvolvida no Cazoolo, Lab de Design para Embalagens Circulares da Braskem, é produzida com polietileno (PE) e ainda conta com resina reciclada pós-consumo (PCR) Wenew, oriunda de logística reversa de embalagens flexíveis, em sua composição.

A solução será utilizada pela Organosolví, que produz fertilizantes orgânicos a partir da compostagem de resíduos e subprodutos orgânicos da agroindústria. Baseado nos conceitos de economia regenerativa, o fertilizante contribui para a recuperação dos sistemas naturais do solo, proporcionando uma nutrição segura para cultivo doméstico de plantas, flores e frutas, além de trazer benefícios para a saúde e bem-estar de quem o utiliza.

Agora, este produto orgânico e sustentável, já utilizado por grandes produtores de alimentos, está disponível também para todos os consumidores em diversos Garden centers e lojas de plantio em todo o Brasil.

“Tudo começou quando a Organosolví, que já oferecia ao mercado um fertilizante orgânico obtido de forma 100% circular, decidiu levá-lo para o consumidor final, lançando o 1° produto de gondola do Grupo Solví para o varejo. Porém, um grande desafio foi encontrar no mercado uma embalagem que fosse coerente com o produto e valores do Grupo, ou seja, circular por design. Foi quando, o time de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da Solví, ao olhar para o ecossistema de inovação, encontrou parceiros que aceitaram o desafio de co-construir algo totalmente novo” relata Ariane Mayer, Head de Inovação Aberta e Sustentabilidade do Grupo Solví.

A embalagem contém em sua composição 57% de PCR Wenew, produto que faz parte do portfólio da Braskem de soluções com conteúdo reciclado. A utilização do PCR na composição da embalagem permite evitar uma média equivalente de 25% de emissões de CO2, em comparação a uma produzida com matéria-prima (PE) virgem.

“Ao investir em parcerias como essa, que envolve desde a concepção da embalagem do produto até sua destinação adequada, a Braskem contribui para impulsionar todos os elos da cadeia rumo à economia circular. A sustentabilidade está no centro de nossa estratégia e estamos muito satisfeitos em encontrar parceiros que compartilham desses mesmos valores, que possibilitam a criação de soluções inovadoras”, explica Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.

A embalagem stand-up pouch foi produzida pela Antilhas. As artes foram impressas com tinta Gelflex Electron Beam, tecnologia exclusiva da empresa, em que é possível se obter uma redução de 50% no consumo de energia e de 95% em emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC’s).De acordo com Yuri Tomina, líder do Cazoolo, o ecossistema de inovação viabilizou o desenvolvimento de soluções únicas e de grande valor para o mercado.

“Construímos juntos um grande projeto que viabilizou todas as etapas da economia circular. A embalagem desenvolvida une dois importantes conceitos de circularidade: uma solução monomaterial, característica que facilita o processo de reciclagem mecânica, possibilitando sua recuperação após o uso e retorno ao ciclo como matéria-prima; e a inserção de conteúdo reciclado (PCR), atendendo completamente à demanda da Organosolví por uma embalagem mais sustentável para seu produto”, afirma.

Confira também:

Dia do Estudante: os reflexos na construção profissional e os desafios da graduação

Guia de boas práticas sobre Licença Parental é lançado por Grupo Boticário, Nubank e Volvo Car Brasil

Pague Menos e Extrafarma lançam programa “Gigante por Elas” para promover o desenvolvimento de colaboradoras internas em cargos de liderança