Primeira edição reuniu 23 lideranças de 14 estados e abriu negociações com empresas de tecnologia, mídia e comunicação
A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) encerrou a primeira edição de sua Missão Empresarial com encaminhamentos voltados à criação de oportunidades comerciais, capacitação e aproximação entre agências de publicidade e empresas do ecossistema de comunicação. Realizada nos dias 20 e 21 de outubro, em São Paulo, a iniciativa reuniu 23 empresários e lideranças do Sistema Sinapro/Fenapro, representantes de cinco regiões e 14 estados.
A programação incluiu encontros com Adobe, Cenp, Grupo Telefônica, Globo e Eletromidia, com discussões sobre soluções para as agências, condições comerciais, capacitação e possibilidades de parceria. A proposta da Fenapro é aproximar empresas associadas de fornecedores, plataformas, veículos e entidades que podem contribuir para o desenvolvimento de seus negócios.
Com a Adobe, a entidade iniciou tratativas para ampliar o acesso das agências às ferramentas da empresa, incluindo a possibilidade de condições comerciais diferenciadas e capacitação de equipes. A conversa, realizada com participação da Pars, distribuidora da Adobe no Brasil, também abordou a integração das soluções aos processos de criação, produção e desenvolvimento de negócios.
No Cenp, a delegação discutiu demandas das agências e possibilidades de evolução do mercado publicitário. Já com o Grupo Telefônica, a apresentação da Vivo Ads + Terra abordou soluções de publicidade digital e mobile marketing, incluindo possibilidades de segmentação de campanhas, além de oportunidades comerciais direcionadas às agências regionais.
“Os encontros permitiram avançar em conversas sobre temas relevantes para as agências, desde o acesso a soluções e condições comerciais até a capacitação das equipes e o fortalecimento do diálogo institucional. São iniciativas que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios e ampliar as oportunidades, especialmente nos mercados regionais”, destaca Ana Celina Bueno, presidente da Fenapro.
A programação também incluiu encontros com Globo e Eletromidia. Na Globo, os participantes conheceram soluções de mídia programática e produtos publicitários, além de visitarem os estúdios da emissora e acompanharem processos relacionados à produção de conteúdo. Na Eletromidia, a agenda abordou a evolução do mercado de mídia out of home (OOH) e as possibilidades oferecidas pelo meio.
A iniciativa ganha relevância diante do perfil das empresas representadas pela entidade. Segundo dados da própria Fenapro, 63% das agências associadas faturam entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Muitas atuam em mercados regionais e no interior do país, o que amplia a importância do acesso a soluções, conhecimento e relacionamentos comerciais com empresas de atuação nacional.
“Estamos concluindo a primeira Missão Empresarial da Fenapro, um projeto que surgiu como piloto, com a intenção de aproximar a Federação e suas agências dos players de mercado que são parceiros no nosso dia a dia. Tivemos conversas com diversas empresas que fazem parte da nossa rotina e das nossas entregas, e a iniciativa está trazendo resultados muito além do esperado. Ainda vamos realizar uma pesquisa com os participantes para avaliar a experiência e identificar novas oportunidades”, afirma Ana Celina Bueno.
Os resultados da primeira edição serão avaliados junto aos participantes e devem orientar a continuidade da iniciativa a partir de 2027. A Fenapro prevê ampliar gradualmente o número de participantes e a representatividade regional das próximas missões.
Nesta primeira edição, participaram representantes da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo agências da capital e do interior paulista.
