Marcas que ensinam se conectam melhor com o seu público: TikTok é exemplo

Publicado em

29/01/2024 08h38

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Nesta semana, me encantei com os “Creative Cards” do TikTok. Cartões bastante atrativos que trazem ideias digitais, com o objetivo de ajudar aos creators a pensar em novos conteúdos. São mais de 100 cartas divididas em várias categorias. Um verdadeiro primor!

Mais um “bingo!” para o TikTok, que ao invés de trazer esse conteúdo de uma forma convencional e enfadonha, trouxe em um formato bastante atrativo. Não tem quem não queira virar todas as cartinhas e se inspirar. Além disso, cada carta é uma verdadeira aula, pois apresenta dados que reforçam a sugestão e exemplos de como fazer.

Esse exemplo nos traz muitos aprendizados e reforça que marcas que ensinam ao seu público se conectam melhor com os seus consumidores. No caso do TikTok, 49% dos usuários vêm à plataforma para aprender algo novo.

Vamos aos aprendizados com o TikTok:

  1. As ações da sua marca devem reforçar o seu posicionamento. A forma atrativa, descolada e criativa que o TikTok encontrou para passar a informação aos creators tem total aderência com o estilo de ser da sua marca. Além disso, o conteúdo apresentado nos cards são “pílulas” rápidas e práticas, como os vídeos do TikTok.
  2. Ensine ao seu público a como “ganhar” com o seu produto. O TikTok deu um curso de como ser criativo na plataforma com os seus cards. Isso estimula o uso da plataforma.
  3. Facilite a vida do seu cliente. Mapeie, analise e reduza as barreiras entre a sua marca e os seus clientes. Se possível, acabe com elas.
  4. Veja como você pode sempre se fazer presente na vida do seu consumidor. Ensinar algo novo é sempre uma boa saída para que o seu consumidor queira sempre está ao seu lado.

Agora, que tal colocar em prática esses aprendizados em relação a sua marca? Se precisar de ajuda, fala comigo e se ficou curioso os cards, é só clica no link: https://tiktokcreativecards.com/en/

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.