O belo importa

Publicado em

22/02/2024 08h00

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Passei uns dias na Itália recentemente e uma das coisas evidentemente que me chamaram atenção foi o cuidado estético das cidades que visitei, dos espaços públicos e privados. A Itália dá um show neste sentido e isto faz diferença.

Limpeza, iluminação cenográfica, harmonia, preservação, sinalização simples e inteligente, beleza.

Em marketing, assim como em todos os empreendimentos humanos, a imagem e a estética tem um peso grande na percepção de valor, inferimos a partir do que vemos e criamos um conceito disto, isto não é um fenômeno somente social, mas sobretudo biológico, nossa mente valoriza a harmonia, a simetria, a organização, a familiaridade, a simplicidade e o significado. A imagem tem que ser agradável e fácil de assimilar.

Podemos passar por algo e não ser impactados, não chamar nossa atenção, também podemos ser impactados de forma negativa e errada, e pior sem percebemos conscientemente, mas é quando algo captura nossa atenção, e nos agrada, que a mágica acontece, somos chamados a sonhar, a fantasiar, e esta emoção agradável gera percepção de valor.

Todo projeto deve ter significado, ser agradável de ver e fácil de ser assimilado, fontes, fotos, cores, luz, espaçamento, distância, contraste, formatos, pictogramas.

É bom destacar que pensamos em imagens, que nossa primeira percepção é visual, cor e forma, e não o texto, o texto embora seja essencial é um caminho indireto em nossa mente, precisa ser transformado em imagem.

O design é um valor que deve se considerado na construção de qualquer projeto que você esteja envolvido, e ressalto que não é somente uma questão de gosto pessoal, mas sobretudo de regras e técnicas que favorecem a melhor aceitação pelo cérebro humano. Muito disto é negligenciado e as coisas são feitas ou apresentadas de qualquer forma, sem estilo e sem significado conceitual.

O belo vende!

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.