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Personal branding: a importância do cuidado com a imagem pessoal para uma boa recolocação profissional

Por Redação

02/03/2022 09h00

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Criar uma marca pessoal que seja atrativa no mercado não é tarefa fácil, é preciso desenvolver estratégias capazes de tornar evidente a sua essência, mas de forma sutil. O termo “Personal branding” pode ser definido pela teoria de que todos deixamos uma marca, entregamos valor e fazemos uma promessa ao mundo, e, para isso, é indispensável conhecer a si mesmo.

 

Reconhecer seus pontos fortes e fracos é fundamental para traçar sua estratégia de reposicionamento profissional. Ter uma boa imagem pessoal é um processo longo, mas quando bem planejado, a garantia de sucesso é certa. A maneira como você cuida da sua personal branding e como ela é transmitida para quem está à sua volta são fatores determinantes para que você seja referência no mercado de trabalho.

 

Personal branding X Marketing pessoal 

 

É importante reforçar que, personal branding e marketing pessoal são estratégias totalmente diferentes. A marca pessoal se trata de gerenciar as respostas emocionais causadas pelo seu nome e imagem. E o marketing pessoal é definido  pelo conjunto de estratégias para promover a audiência da sua imagem ou determinada ação que a envolva. Exemplificando, o marketing pessoal pode ser usado para um projeto de gestão pessoal, enquanto o branding define a sua essência.

 

Recolocação profissional

 

Para quem planeja voltar ao mercado em 2022 é importante valorizar a própria experiência, reativar os contatos e tratar a procura como trabalho, com horas definidas para análise das oportunidades e qualificação, para não desperdiçar energia com muitas candidaturas. Também vale sempre se manter atualizado, há muitos cursos e materiais gratuitos, de acordo com Luciana Calegari, especialista em RH na VAGAS.com. Ela também ressalta pontos importantes para melhorar as chances de recolocação no mercado.

 

  • Crie uma rotina

 

Inclua a busca por emprego na sua rotina como uma tarefa de trabalho. Separe algumas horas do seu dia para pesquisar as vagas e os requisitos compatíveis com o seu perfil. Analise as competências exigidas e se você cumpre os requisitos ou se é hora de atualizar os conhecimentos.

 

  • Atualize seu currículo

 

Reserve um tempo para atualizar o currículo com as informações mais recentes sobre você. Mas nada de complicar: linguagem objetiva e destaque para as principais habilidades e experiências. O currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo e as empresas dão preferência aos perfis com data de atualização recente.

 

  • Faça novos cursos

 

Muitos cursos gratuitos online estão à disposição. Filtre as opções de acordo com seus objetivos e pense em habilidades que poderia melhorar. Além do benefício próprio, recrutadores vão valorizar seu interesse em aprendizado contínuo.

 

  • Ajuste sua pretensão salarial

 

Ajudar sua pretensão salarial à realidade do mercado é muito importante para conseguir uma recolocação, especialmente em momentos em que o mercado não está aquecido. Pesquise como anda o salário médio para sua função e seu nível de experiência. Talvez você não consiga ter o mesmo salário do seu último trabalho, mas fazer esta adequação de expectativas pode ser uma forma de conseguir recolocação mais rápido. Vale a pena conversar com colegas da sua área e fazer um levantamento informal.

 

  • Ative sua rede de contatos

 

Falando nos colegas da área, networking continua sendo fundamental. Não se esqueça de quem já trabalhou na mesma equipe ou empresa. Essas pessoas são contatos não apenas para indicações, mas para outras vagas, conhecimentos e estratégias que ajudam a direcionar sua busca. Lembre-se: networking é uma via de mão dupla.

 

  • Atenção com as redes sociais

 

Para fazer networking, as redes sociais ajudam muito. Mas cuidado na hora de emitir opiniões. Busque ser ponderado e utilizar fontes confiáveis de informação. As redes não servem apenas para o contato com amigos, família e colegas profissionais, mas como informação sobre você para os recrutadores.

 

  • Prepare-se para a entrevista

 

Você já definiu objetivos e enviou currículos para as oportunidades adequadas ao seu perfil. Prepare-se bem para a entrevista, seja presencial ou online. Confira as condições do trajeto até o local ou a conexão de internet e fique disponível com antecedência. Que tal estudar a empresa, os principais projetos e as informações relacionadas à vaga? Também é importante ter na ponta da língua experiências e projetos de destaque da sua carreira, assim como qualidades e pontos de melhoria.

 

  • O recrutador está te avaliando

 

Por mais que a entrevista tenha um tom cordial, o momento é de análise da sua experiência e da sua postura. Escute com atenção, não atropele a fala do entrevistador e evite olhar para o celular. A primeira impressão é a que fica.