Trocando os sapatos

Publicado em

26/01/2024 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Esse não é um texto sobre autoajuda, mas um resumo do que seja no meu ponto de vista um planejamento estratégico de marca bem-feito.

Quais planos você desenhou?

Quais são os horizontes que seus olhos deslumbraram?

Existem caminhos e rotas traçadas?

Você já mapeou os seus objetivos?

Quem estará nessa jornada com você?

Você criou um ecossistema de segurança para inspirar outros a caminharem ao seu lado?

2024 chegou e é o momento certo para a gente trocar os sapatos. Não há a menor chance de voltarmos no tempo e nos arrepender ou se queixar por algo que fizemos; ou muito menos por todas as coisas que deixamos de fazer.

Não há outro caminho. E isso significa que seus pés e suas pernas terão que se mover para frente. Por vezes precisará andar mais rápido e por outras desacelerar os passos, pois os perigos estão soltos e as distrações do mercado cada vez maiores. Sua mente deverá focar no que importa e o que irá lhe tirar de onde você está e levar você para um lugar chamado futuro, vai depender exclusivamente de sua ousadia e de sua capacidade de criar possibilidades.

Não importa o tamanho de sua empresa. Não importa se você tem um ou mil funcionários. O que importa é que a partir de hoje, você terá que ter coragem para enfrentar o ano que começa. Sim, ainda estamos cansados e o mundo, cada vez mais complexo e imprevisível. As pessoas mais ansiosas e inflexíveis. Um retrato atualizado e acentuado pós-covid, que traz um cenário desafiador: falta amor, falta dinheiro, falta fé e estamos em guerra. Mas se você empreende nas ideias construtivas, no trabalho com propósito e acima de tudo é excelente no que faz, não tenha medo. Simplesmente siga.

Escolha pessoas para ficar com você que lhe deixe feliz e pleno. Tenha o melhor time do mundo em sua empresa e escolha parceiros confiáveis que caminhem ao seu lado não para concordar com você, mas brigar se for preciso para lhe tirar da zona de conforto e de dentro da caixinha que você se esconde.

Existe tempo para tudo. Tempo de plantio e de colheita e existem limites. Saiba reconhecer quais são os seus limites e reconheça a sua grandeza perante o mercado se posicionando adequadamente sem perder a humildade e o equilíbrio. Tenha discernimento sobre o que deve ser mantido e o que deve ser descartado de sua empresa. E quando descobrir isso, não demore muito a tomar decisões. Elas podem ser estratégicas para a sua vida e para a sua organização.

Lembre-se: Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade. Precisamos entender que seletividade não é gostar de fazer as coisas sozinho ou achar que não precisamos dos outros. Mas tem muita empresa perdendo tempo com bobagens e com funcionários infantis. Empresa é lugar de gente adulta, de resultados e de conexão.

Sonhe alto, mas tenha os pés no chão. Não perca de vista o seu propósito de sua vida e muito menos o de sua organização. Você vai trabalhar mais do que no passado, mas faça pequenas pausas. O cérebro agradece e o coração ficará mais calmo. Encare esse ano como o ano da ressignificação. Jogue fora o que dói e o que lhe fere e construa uma empresa melhor para você e para aqueles que acreditam no seu trabalho. O mundo irá lhe agradecer.

Uma coisa é certa. O que você fez para chegar até aqui não o levará para uma nova fase do jogo. Crie (novos) repertórios, seja menos preconceituoso com as coisas que nem mesmo conhece. Abra seus ouvidos e preste atenção aos movimentos. Tem muita coisa chegando e o que vem por aí pode ser um novo produto, um novo mercado, um novo cliente que queira fazer uma aliança com você. Precisamos estar abertos a aprender, a desaprender e reaprender todos os dias. Troque os sapatos: se precisar correr mais, use tênis. Não será uma jornada fácil, mas mantenha o foco em aumentar a sua capacidade de criar, de ousar e de acreditar.

Boa sorte no ano novo.

Até breve, cuidem-se

Simone Moura
Consultora e CEO da Ping Pong
Simone Moura é formada em comunicação social, especialista em branding, MBA´s nas áreas de marketing, comportamento de consumo e neuro marketing, e cursos de especialização na Universidade de Harvard em disrupção e teorias Jobs to be done. Mestre em Comunicação e novas tecnologias pela Universidade do Minho, Portugal. Possui 30 anos de atuação profissional e já contribuiu para vários players de diversos segmentos como indústria, varejo, serviços e publicidade e propaganda. Simone tem vasta experiência em planejamento estratégico de comunicação com foco em propósito, posicionamento de mercado e gestão de branding. É embaixatriz da Ikigai Brasi. Fundou a Ping Pong Estratégia em 2010 e atua em todo o Brasil.