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KPMG aponta que 45% das empresas consideram Compliance a área mais crítica a ser aperfeiçoada

Publicado em

02/01/2024 10h33

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A pesquisa ainda destaca que 48% das organizações ainda não iniciaram implementação de sustentabilidade e ESG em seus programas de compliance

Pesquisa Anticipating more scrutiny (KPMG 2023 CCO Survey) desenvolvida pela KPMG a partir das perspectivas de 240 CCOs (Chief Compliance Officer), representantes das maiores empresas que operam em seis setores industriais do mundo, revela que quase metade (45%) das empresas globais estão vendo o compliance, com suas regulamentações específicas como a área mais crítica a ser aperfeiçoada. Além disso, 43% das empresas indicam os novos requisitos regulatórios como o principal desafio de compliance que elas estão enfrentando.

Os resultados também indicam que a maioria (73%) das empresas esperam que o nível de foco no compliance aumente com base nas expectativas regulatórias. Além disso, 63% dos respondentes concordam que o compliance é a principal área a se aprimorar e para tanto esperam um orçamento de tecnologia mais elevado.

“Nesse período de grandes atividades regulatórias, o compliance sofre uma grande pressão para aperfeiçoar, abrangendo várias áreas da empresa. Nesse sentido, o investimento em tecnologia e análise de dados é fundamental”, diz Emerson Melo, sócio-líder da prática Forense da KPMG no Brasil e colíder na América do Sul

Alguns dos principais fatores dessa constatação de necessidade de melhoria e pressão são as grandes regulamentações globais, que aumentam o risco de compliance e complementam-se às operações de compliance usuais. Os órgãos reguladores buscam evidências comprovadas dos desafios críticos de compliance, das habilidades de domínio e da avaliação dinâmica dos riscos, bem como de recursos e investimentos adequados.

Na prática, para mitigar os riscos e alcançar essas mudanças a pesquisa sugere que as empresas devem monitorar as atividades das partes interessadas, como as propostas de acionistas, as expectativas do investidor, os posts em mídias sociais (público e funcionário), as reclamações de consumidores e as denúncias. Outras práticas recomendadas são o rastreamento, recebimento/resolução de documentos, preparação e divulgação de informações e auditorias.

Dos que responderam à pesquisa, 53% afirmam que essa pressão por melhora surge do conselho administrativo e 43% disseram vir dos órgãos reguladores. As regulamentações setoriais estão no topo da lista das principais áreas que têm como foco o compliance. De forma consistente com os desafios de atender a uma fiscalização e às expectativas regulatórias crescentes, a maioria dos CCOs diz estar buscando melhorias em processos relacionados a regulamentações específicas ao setor. Um terço deles (33%) disseram focar na proteção de ataques cibernéticos de informações.

A pesquisa da KPMG também apresenta expectativas de ações para dois anos e o resultado mostrou que há uma preocupação em demonstrar “Valor do Negócio” em compliance tendo como métricas promover a cultura de compliance como uma estratégia para toda a empresa, o aumento da confiança e a segurança digitais e o estímulo à unidade de negócios com responsabilidade.