• Icone do Instagram
  • Icone do Linkedin
  • Icone do Youtube
Galeria de Fotos
Logo do Portal Nosso Meio
Logo Nosso Meio

Academia & Mercado

A coluna “Academia & Mercado” tem o objetivo de apresentar análises e interpretações dos fenômenos comunicacionais presentes em nossa sociedade, oferecendo reflexões embasadas cientificamente e caminhos rentáveis ao cotidiano da ecologia comunicacional e midiática na qual estamos inseridos.

A curadoria do conteúdo é feita por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da USP – Universidade de São Paulo, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP, semioticista e pesquisadora no campo na Comunicação, Semiótica e Consumo, em diálogo com a Antropologia, Psicanálise e a Filosofia.

A coluna apresenta artigos inéditos, assinados por pesquisadores, professores e pós-graduandos da ECA USP e convidados de outras universidades, de diferentes regiões do país, sempre buscando a articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática mercadológica.
Consumo verde Destaque Consumo verde
A publicidade anda menos criativa? Destaque A publicidade anda menos criativa?
Inteligência Artificial e a sociabilidade: reinventando os vínculos amorosos Inteligência Artificial e a sociabilidade: reinventando os vínculos amorosos
O lugar de fala dos corpos nas mídias digitais O lugar de fala dos corpos nas mídias digitais
Na pele guardo as marcas e os produtos culturais Na pele guardo as marcas e os produtos culturais
O vestibular vem aí: cuidado ao escolher Publicidade e Propaganda O vestibular vem aí: cuidado ao escolher Publicidade e Propaganda
Resiliência, refúgio psicológico e licença para o sofrimento Destaque Resiliência, refúgio psicológico e licença para o sofrimento
Os sentidos da dimensão física das marcas no cotidiano Os sentidos da dimensão física das marcas no cotidiano
Humanização das marcas: utopias e desafios Humanização das marcas: utopias e desafios
#minhacasa antes, durante e depois #minhacasa antes, durante e depois
Emojis na pandemia: representatividade e transformação Emojis na pandemia: representatividade e transformação
A transição ecológica e a cidadania do terceiro milênio A transição ecológica e a cidadania do terceiro milênio
Desenvolvimento Sustentável e Pandemia Desenvolvimento Sustentável e Pandemia
Para Além da Pandemia: a comunicação publicitária e as minorias LGBTQIA+ Para Além da Pandemia: a comunicação publicitária e as minorias LGBTQIA+
Os Sentidos da Segurança e da Confiança: aproximações e distanciamentos Os Sentidos da Segurança e da Confiança: aproximações e distanciamentos
Somos todos blogueirinhas? Somos todos blogueirinhas?
A pandemia da busca pela visibilidade A pandemia da busca pela visibilidade
Publicidade e transbordamento Publicidade e transbordamento
Masculinidades na pauta das marcas Masculinidades na pauta das marcas
A natureza sígnica das organizações A natureza sígnica das organizações