• Icone do Instagram
  • Icone do Linkedin
  • Icone do Youtube
Galeria de Fotos
Logo do Portal Nosso Meio
Logo Nosso Meio

Academia & Mercado

A coluna “Academia & Mercado” tem o objetivo de apresentar análises e interpretações dos fenômenos comunicacionais presentes em nossa sociedade, oferecendo reflexões embasadas cientificamente e caminhos rentáveis ao cotidiano da ecologia comunicacional e midiática na qual estamos inseridos.

A curadoria do conteúdo é feita por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da USP – Universidade de São Paulo, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP, semioticista e pesquisadora no campo na Comunicação, Semiótica e Consumo, em diálogo com a Antropologia, Psicanálise e a Filosofia.

A coluna apresenta artigos inéditos, assinados por pesquisadores, professores e pós-graduandos da ECA USP e convidados de outras universidades, de diferentes regiões do país, sempre buscando a articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática mercadológica.
Ignorância com soberba e poder na tentativa de censura Destaque Ignorância com soberba e poder na tentativa de censura
As bolhas e o cancelamento a torto e a direito As bolhas e o cancelamento a torto e a direito
O que significa cancelar o Estrogonofe? Destaque O que significa cancelar o Estrogonofe?
Inventando Anna, projetando identidades Destaque Inventando Anna, projetando identidades
Marianne, um símbolo icônico de acolhimento, simpatia e generosidade Destaque Marianne, um símbolo icônico de acolhimento, simpatia e generosidade
Gerações como elaboração e vivência de valores Destaque Gerações como elaboração e vivência de valores
BBB22 e por que representatividade importa Destaque BBB22 e por que representatividade importa
O que as provas do BBB nos falam de publicidade Destaque O que as provas do BBB nos falam de publicidade
Mercadorias da felicidade Destaque Mercadorias da felicidade
O touro frente aos valores: o reverso da moeda Destaque O touro frente aos valores: o reverso da moeda
Cor para quem precisa de cor Cor para quem precisa de cor
Glamour em Digital 3D: DE S1m0ne A SHUDU Destaque Glamour em Digital 3D: DE S1m0ne A SHUDU
A crítica, o beco sem saída e a formação em publicidade Destaque A crítica, o beco sem saída e a formação em publicidade
Pure Imagination, a fragrância do ano 2022 Destaque Pure Imagination, a fragrância do ano 2022
Very Peri, a cor do ano 2022 Very Peri, a cor do ano 2022
Desejo o verdadeiro, o belo e o bom, só isso… Destaque Desejo o verdadeiro, o belo e o bom, só isso…
A publicidade TOP OF MIND 2021 e os indígenas Destaque A publicidade TOP OF MIND 2021 e os indígenas
Consumo diário de bem-estar:  o tempo não tem preço Destaque Consumo diário de bem-estar: o tempo não tem preço
Por que no Brasil perguntar ofende? Destaque Por que no Brasil perguntar ofende?
A disparidade de gênero e a necessidade da liderança feminina A disparidade de gênero e a necessidade da liderança feminina