• Icone do Instagram
  • Icone do Linkedin
  • Icone do Youtube
Galeria de Fotos
Logo do Portal Nosso Meio
Logo Nosso Meio

Academia & Mercado

A coluna “Academia & Mercado” tem o objetivo de apresentar análises e interpretações dos fenômenos comunicacionais presentes em nossa sociedade, oferecendo reflexões embasadas cientificamente e caminhos rentáveis ao cotidiano da ecologia comunicacional e midiática na qual estamos inseridos.

A curadoria do conteúdo é feita por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da USP – Universidade de São Paulo, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP, semioticista e pesquisadora no campo na Comunicação, Semiótica e Consumo, em diálogo com a Antropologia, Psicanálise e a Filosofia.

A coluna apresenta artigos inéditos, assinados por pesquisadores, professores e pós-graduandos da ECA USP e convidados de outras universidades, de diferentes regiões do país, sempre buscando a articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática mercadológica.
Contra o amargor, um consumo simples e doce Destaque Contra o amargor, um consumo simples e doce
De Parangolés a Balenciagas Destaque De Parangolés a Balenciagas
Luxo e lixo: Balenciaga e a estética do incômodo social Destaque Luxo e lixo: Balenciaga e a estética do incômodo social
Marilyn + Warhol = R$ 1 bilhão ou o desespero humano Destaque Marilyn + Warhol = R$ 1 bilhão ou o desespero humano
A diversidade do conhecimento em Conselhos de Administração: sem medo da diferença Destaque A diversidade do conhecimento em Conselhos de Administração: sem medo da diferença
Sem mártires e heróis, com vitimistas e celebridades; assim estamos Destaque Sem mártires e heróis, com vitimistas e celebridades; assim estamos
Feito de Luz: sensibilidade, inteligência e múltiplos talentos de Gilmar de Carvalho Destaque Feito de Luz: sensibilidade, inteligência e múltiplos talentos de Gilmar de Carvalho
A publicidade para, a publicidade com e a publicidade por Destaque A publicidade para, a publicidade com e a publicidade por
Geração dopamina Geração dopamina
Ignorância com soberba e poder na tentativa de censura Destaque Ignorância com soberba e poder na tentativa de censura
As bolhas e o cancelamento a torto e a direito As bolhas e o cancelamento a torto e a direito
O que significa cancelar o Estrogonofe? Destaque O que significa cancelar o Estrogonofe?
Inventando Anna, projetando identidades Destaque Inventando Anna, projetando identidades
Marianne, um símbolo icônico de acolhimento, simpatia e generosidade Destaque Marianne, um símbolo icônico de acolhimento, simpatia e generosidade
Gerações como elaboração e vivência de valores Destaque Gerações como elaboração e vivência de valores
BBB22 e por que representatividade importa Destaque BBB22 e por que representatividade importa
O que as provas do BBB nos falam de publicidade Destaque O que as provas do BBB nos falam de publicidade
Mercadorias da felicidade Destaque Mercadorias da felicidade
O touro frente aos valores: o reverso da moeda Destaque O touro frente aos valores: o reverso da moeda
Cor para quem precisa de cor Cor para quem precisa de cor