• Icone do Instagram
  • Icone do Linkedin
  • Icone do Youtube
Galeria de Fotos
Logo do Portal Nosso Meio
Logo Nosso Meio

Academia & Mercado

A coluna “Academia & Mercado” tem o objetivo de apresentar análises e interpretações dos fenômenos comunicacionais presentes em nossa sociedade, oferecendo reflexões embasadas cientificamente e caminhos rentáveis ao cotidiano da ecologia comunicacional e midiática na qual estamos inseridos.

A curadoria do conteúdo é feita por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da USP – Universidade de São Paulo, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP, semioticista e pesquisadora no campo na Comunicação, Semiótica e Consumo, em diálogo com a Antropologia, Psicanálise e a Filosofia.

A coluna apresenta artigos inéditos, assinados por pesquisadores, professores e pós-graduandos da ECA USP e convidados de outras universidades, de diferentes regiões do país, sempre buscando a articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática mercadológica.
A natureza sígnica das organizações A natureza sígnica das organizações
Publicidade, trabalho remoto e outras inquietações Publicidade, trabalho remoto e outras inquietações
Em que creem os jornalistas? Em que creem os jornalistas?
Publicidade que entretém: O anúncio virou conteúdo Publicidade que entretém: O anúncio virou conteúdo
Experiência estética, cinema e construção do humano Experiência estética, cinema e construção do humano
Sobre causas, marcas e consumidores Sobre causas, marcas e consumidores
A publicidade do corpo feminino: entre o desejo e a realidade A publicidade do corpo feminino: entre o desejo e a realidade
Ciberpublicidade: o que é, de que se alimenta, como se reproduz? Ciberpublicidade: o que é, de que se alimenta, como se reproduz?
A pulsão errática do cancelamento A pulsão errática do cancelamento
Nem aconteceu e virou manchete Nem aconteceu e virou manchete
Jovens e seus Consumos Jovens e seus Consumos
Já conhece os memes? Já conhece os memes?
Sonho e Memória Sonho e Memória
Rebranding: valores e significados no posicionamento das marcas Rebranding: valores e significados no posicionamento das marcas
Mobilidade, Escapismo e Publicidade de final de ano Mobilidade, Escapismo e Publicidade de final de ano
Cinza e amarelo: o duplo cromático para 2021 Cinza e amarelo: o duplo cromático para 2021
O fim de uma geração: Vitor e a publicidade O fim de uma geração: Vitor e a publicidade
É possível projetar experiências? É possível projetar experiências?
A causa da publicidade A causa da publicidade
O ilusionismo mágico dos algoritmos do consumo O ilusionismo mágico dos algoritmos do consumo