Movimentos do mercado

Jeffrey Sharlach, fundador da JeffreyGroup, anuncia aposentadoria a partir de março

Publicado em

11/01/2024 14h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

CEO desde 2015, Brian Burlingame seguirá liderando a agência

Jeffrey Sharlach, responsável por fundar a agência latino-americana JeffreyGroup há 30 anos, anunciou que se aposentará no final de março. Durante sua carreira de mais de 47 anos no segmento de relações públicas, ele ocupou cargos de liderança na Carl Byoir & Associates (hoje parte da Hill & Knowlton), Burson-Marsteller (agora BCW) e Saatchi & Saatchi na cidade de Nova York, antes de lançar a JeffreyGroup em Miami no ano de 1993.

Na época, a maioria das agências de Miami concentravam-se no turismo e no setor imobiliário locais, mas Sharlach trabalhava exclusivamente em programas internacionais na Saatchi & Saatchi e percebeu que muitas empresas multinacionais olhavam para o sul da Flórida como uma base regional para toda a América Latina. Quando a administração da Saatchi decidiu não dar seguimento à sua proposta de abrir uma operação focada na região a partir de Miami, Sharlach deixou o emprego e mudou-se para a Flórida para lançar sua própria consultoria.

Hoje, a JeffreyGroup é uma agência com centenas de funcionários em seis escritórios próprios que atendem marcas globais, incluindo Airbus, Amazon, American Airlines, Bayer, Disney, Marriott, Mastercard e Salesforce.

“Foi a típica história de estar no lugar certo na hora certa”, afirma Sharlach

Em pouco tempo, a JeffreyGroup tornou-se uma empresa conhecida por seus programas premiados e pela capacidade de atender vários mercados a partir de Miami, com uma abordagem regional estratégica. A agência abriu seu primeiro escritório fora dos EUA em Buenos Aires (1996), seguido pela Cidade do México (1997) e São Paulo (1998).

“Desde o início, ficou claro para mim que, se quiséssemos competir com as grandes agências, precisávamos nos diferenciar na forma como trabalhávamos, e não nos serviços em si”, disse Sharlach.

Sharlach, que atua como Chairman da JeffreyGroup, deixou o cargo de CEO em 2015, transmitindo a liderança da agência a Brian Burlingame.

“Os enormes avanços na tecnologia desde que comecei no meu primeiro emprego em agência, em 1997, fizeram dos dias atuais uma época empolgante para estar no negócio de comunicações”, disse Sharlach.

“Inicialmente, tratava-se de relações com a mídia e o foco estava na execução, já que os clientes valorizavam muito a capacidade de distribuir rapidamente as notícias por toda a América Latina”, lembrou Sharlach.