Existe uma questão nos bastidores do marketing, e das empresas de forma geral, que versa sobre qual momento é mais importante para a atuação da comunicação: se antes do cliente entrar no PDV, ou seja, na construção da reputação e no despertar das necessidades, ou quando o cliente já está dentro da loja, quando supostamente sua atenção está conectada no módulo comprar?
Bom, são momentos e estratégias distintas, mas ambas fundamentais.
Construir imagem e reputação, ser familiar, trabalhar o branding e fixar as vantagens e benefícios de uma marca previamente, antes do cliente entrar no PDV, habilita e potencializa a percepção desta marca no momento decisivo de escolha, o que representa uma enorme vantagem estratégica. Devemos lembrar que comprar se baseia em confiança e confiamos naquilo que conhecemos.
Mas não basta ser apenas familiar e ter boa reputação, é preciso disparar um gatilho nos momentos finais deste processo, daí a importância de comunicar e “se mostrar” no ponto de venda, por isto cada vez mais o merchandising e o Retail Marketing ganham relevância nas estratégias de marketing das empresas.
Meu conselho é investir nos dois momentos, pois os mesmos se completam e se potencializam.