Influência

Rock in Rio lança seu primeiro podcast, SHE ROCKS, para ampliar a voz das mulheres na indústria da música

Publicado em

19/07/2022 16h25

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Depois de apresentar um dia exclusivamente dedicado às mulheres nos principais palcos do festival, a organização do Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, anuncia o lançamento de seu primeiro podcast, o SHE ROCKS, realizado em parceria com a TIM. 

 

Neste espaço, que será exclusivamente feminino, o festival promoverá semanalmente — todas as terças-feiras — conversas entre mulheres inspiradoras de diversas áreas da cena musical, entre elas artistas, compositoras e profissionais técnicas.

 

O projeto nasce da observação de diversos dados relativos à representatividade da mulher na indústria da música, como o fato de que, segundo a União Brasileira de Compositores, em 2021, as mulheres receberam apenas 9% do total distribuído em direitos autorais no país e esse é só um exemplo de indicador que mostra como um grande caminho de transformação na indústria ainda precisa ser percorrido. E por isso a importância de se abrir espaço para a voz das mulheres na música. 

 

Produzido por e sobre as mulheres que fazem diferença no mundo da música e do entretenimento, o SHE ROCKS é um espaço plural que amplifica e potencializa esta voz na indústria da música, destaca nomes pioneiros e engaja cada vez mais a presença feminina neste universo que ainda é predominantemente ocupado por homens. 

 

“A presença feminina na indústria da música ainda está muito aquém do seu potencial. Entendemos que a força de comunicação e engajamento do Rock in Rio pode contribuir para que mais rápido vejamos mudanças nesta realidade. O Rock in Rio é um ponto fora da curva, pois aqui, nós mulheres, ocupamos 65% dos cargos de liderança. Por isso na edição deste ano o festival terá um dia inteiro dedicado a elas, com as mulheres compondo 100% do line-up de alguns palcos da Cidade do Rock, no dia 11 de setembro. A proposta do SHE ROCKS é alimentar esta conversa de agora até lá e dar visibilidade à potência feminina no setor, que ainda está ocupado em sua maioria por profissionais homens. ” afirma Roberta Medina, VP Executiva do Rock in Rio.

 

Os episódios do SHE ROCKS serão comandados por Gaía Passareli e Renata Simões, que receberão convidadas para falarem sobre carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs, shows e tudo o que permeia atuar na indústria da música. 

 

Outra novidade é que ao final dos episódios, o SHE ROCKS disponibilizará uma playlist co-construída pelas convidadas do podcast. A cada programa, novas músicas são sugeridas pelas participantes. Dessa forma, o podcast incentiva e estimula a recomendação de músicas compostas, produzidas e interpretadas por mulheres como mais uma forma de dar mais exposição para as vozes femininas que, ainda em suas estreias, já saem prejudicadas pelos algoritmos.

 

Para a TIM, participar de uma iniciativa que dê mais visibilidade para as mulheres está em linha com seu compromisso com temas como equidade de gênero e combate ao machismo. 

 

“Temos utilizado cada vez mais a nossa plataforma de música para tratar de temas relevantes para a sociedade e promover reflexões importantes. O lançamento do SHE ROCKS faz parte dessa estratégia”, comenta Ana Paula Castello Branco, Diretora de Comunicação e Marca da operadora.

 

O SHE ROCKS lançará um novo episódio toda terça-feira e está disponível gratuitamente nas principais plataformas musicais: Spotify e Deezer. 

 

Confira também:

Nelson Cadena lança livro que conta a história da mídia OOH na Bahia