Inovação

Conheça as 5 tendências da Dscoop 2022 pela análise do presidente do Sindgrafica-CE

Publicado em

13/04/2022 10h34

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Imagem: Graphic Display World

A Dscoop Edge Rockies (Digital Solutions Cooperative) deu as boas-vindas a um grupo entusiasmado de membros da indústria gráfica de todo o mundo entre os dias 6 e 8 de março de 2022, em Denver, CO, EUA. Após 1.075 dias de espera após pandemia da Covid-19, o evento reuniu atuais e potenciais clientes da HP que aprenderam mais sobre as mais recentes e melhores tecnologias HP Indigo e PageWide, enquanto compartilhavam novas ideias e absorviam conhecimento das palestras.

 

Além disso, a Dscoop e a HP estabeleceram plano para um futuro próspero no segmento de rótulos e embalagens, caixas dobráveis, impressão de segurança entre outros. O presidente do Sindgrafica-CE, Fernando Hélio Brito Martins, e outros empresários do setor representaram a indústria gráfica cearense na maior e mais colaborativa comunidade de impressão digital e design do mundo. O representante da entidade elencou alguns destaques da feira:

 

 

1) Crescimento da impressão digital personalizada

O mercado global de impressão digital em embalagem pode chegar a US$ 31,6 bilhões até o ano de 2024 se os atuais níveis de crescimento continuarem, de acordo com um novo relatório da organização Smithers Pira, autoridade mundial nas cadeias de fornecimento de papel, impressão e embalagem. A entidade avalia que o mercado atual de impressão digital de embalagens e rótulos está em US$ 18,9 bi, mas com um resultado de expansão contínua neste setor, há previsões de um crescimento massivo para os próximos anos.

Cada vez mais, a impressão digital está sendo usada para imprimir rótulos, corrugados, caixas de papelão, flexíveis, plásticos rígidos e embalagem de metal; abrangendo o share da impressão analógica – lito, flexo e roto – para oportunidades completamente novas.

A impressão digital também permite a diversidade das gráficas tradicionais, que podem agregar novos produtos e ampliar seu leque de soluções, uma vez que viabiliza o processo das baixas tiragens, podendo trazer uma maior diversificação na produção dos materiais promocionais sob demanda. Ou seja, offset e digital são aliadas para o cliente.

 

2) Uso de malas-diretas na estratégia de comunicação das marcas

Outro ponto que merece destaque de impressos personalizados é o uso de malas-diretas. A estratégia eleva o relacionamento para um novo nível de comunicação, conhecido como 2.0, onde o impresso praticamente “conversa” com o cliente.

 

 

3) Neuromarketing aplicado ao marketing impresso

Os estudos com Neuromarketing medem respostas positivas, negativas ou neutras que podem direcionar a seguir ou não com determinado projeto ou reavaliá-lo, antes de desperdiçar recursos. Técnicas de Neuromarketing estão sendo empregadas para redesenhar embalagens, apresentação de produtos no ponto de venda e campanhas publicitárias.

Gestores de marcas têm adotado a combinação das técnicas tradicionais de pesquisa com novas abordagem junto à neurociência, além de aplicação das regras básicas de semiótica em estímulos visuais Contrastes e movimentos são o que chamam a atenção do ser humano, mas essas combinações devem ser estrategicamente conduzidas com a estratégia da marca, para gerar experiência e memória.

 

4) Sustentabilidade

Um desses desafios é atender a demanda social pela pauta da sustentabilidade. As soluções da HP são projetadas para usar até 30% menos resíduos de embalagens, com um impacto 65% menor no aquecimento global. Tudo isso é projetado para permitir a circularidade e capacitar as marcas também.

 

 

5) Automação

A pandemia acelerou a necessidade de automação. A automação pode fornecer aplicativos de valor agregado, menos desperdício e mais produtividade com menor número de funcionários. Além disso, a automação reduz o número de toques manuais desde o recebimento de um pedido até a entrega na impressora.

 

Saiba mais sobre a Dscoop

Dscoop é uma comunidade dinâmica e orientada aos proprietários de tecnologia gráfica HP e suas equipes de vendas, marketing e produção. Os membros da Dscoop estão focados em apoiar uns aos outros para melhorar coletivamente seus negócios de impressão e usufruir da tecnologia das soluções digitais da HP. Dscoop tem tudo a ver com comunidade: interagir com colegas, trocar experiências, compartilhar e aprender as melhores práticas e muito mais. A organização fornece a plataforma, infraestrutura e acesso a especialistas que facilitam a interação entre nossa comunidade. A conferência anual é o encontro mais importante, no qual os membros podem construir parcerias, alianças e relacionamentos que impactam seus negócios ao longo do ano e nos próximos anos.