Mercado

BYD cresce 179,9% no Nordeste um ano após inaugurar fábrica em Camaçari

Por Redação

04/11/2026 12h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Montadora registra 5.183 emplacamentos em outubro e assume liderança nas vendas de varejo da região; na Bahia, avanço chega a 125%

A BYD registrou 5.183 emplacamentos no Nordeste em outubro de 2026, crescimento de 179,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando a montadora havia contabilizado 1.852 unidades. Com o resultado, a empresa alcançou a segunda posição no mercado geral da região, com participação de 14,9%.

No varejo, que considera as vendas realizadas pelas concessionárias, a montadora chegou à primeira posição no Nordeste, com 3.169 unidades emplacadas e participação de 15,6%. Em outubro de 2025, eram 1.733 unidades e 9% de participação, o que colocava a marca na quinta posição.

Na Bahia, onde está instalada a fábrica da empresa em Camaçari, os emplacamentos passaram de 472 unidades em outubro de 2025 para 1.062 em outubro de 2026, alta de 125%. A participação de mercado subiu de 5,5% para 12,2%, levando a montadora da sétima para a segunda posição no estado. No varejo baiano, foram 663 unidades, crescimento de 50,3% e segunda posição, com 12,3% de participação.

Para Alexandre Baldy, executivo da BYD, os resultados refletem a estratégia da empresa de ampliar sua presença na região e a relação com o mercado local. “O Nordeste sempre teve uma importância muito grande para a BYD, e os resultados de outubro mostram que o consumidor da região está respondendo à nossa aposta. Em apenas um ano, saímos da sétima para a segunda posição no mercado geral e conquistamos a liderança do varejo, disputando a preferência dos brasileiros com marcas que estão presentes aqui há décadas. Isso tem um significado especial para nós, porque foi justamente na Bahia que decidimos instalar a nossa fábrica. Hoje, temos a satisfação de ver nossos carros sendo produzidos em Camaçari e conquistando cada vez mais espaço nas ruas de toda a região. É uma relação que queremos fortalecer, com novos investimentos e uma presença cada vez maior no Nordeste”, afirmou.

Expansão industrial na Bahia

A fábrica de Camaçari já ultrapassou 150 mil veículos produzidos, segundo a BYD, e integra a estratégia de expansão industrial da montadora no país. A empresa também informa que a operação reúne mais de 9,5 mil empregos diretos e passa por ampliação de etapas industriais, incluindo as áreas de soldagem, pintura e estamparia.

O avanço da produção local ocorre em paralelo ao crescimento das vendas da marca no Nordeste, reforçando a importância da região para a operação da montadora no Brasil.

Veja mais: