• Icone do Instagram
  • Icone do Linkedin
  • Icone do Youtube
Galeria de Fotos
Logo do Portal Nosso Meio
Logo Nosso Meio

Academia & Mercado

A coluna “Academia & Mercado” tem o objetivo de apresentar análises e interpretações dos fenômenos comunicacionais presentes em nossa sociedade, oferecendo reflexões embasadas cientificamente e caminhos rentáveis ao cotidiano da ecologia comunicacional e midiática na qual estamos inseridos.

A curadoria do conteúdo é feita por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da USP – Universidade de São Paulo, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP, semioticista e pesquisadora no campo na Comunicação, Semiótica e Consumo, em diálogo com a Antropologia, Psicanálise e a Filosofia.

A coluna apresenta artigos inéditos, assinados por pesquisadores, professores e pós-graduandos da ECA USP e convidados de outras universidades, de diferentes regiões do país, sempre buscando a articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática mercadológica.
Influenciadores digitais e suas marcas de bens de consumo: o que nos diz o universo da maquiagem Influenciadores digitais e suas marcas de bens de consumo: o que nos diz o universo da maquiagem
A ChatGPTização da criatividade A ChatGPTização da criatividade
O que faz a Publicidade? O que faz a Publicidade?
A política em tempos de divertimento midiático A política em tempos de divertimento midiático
Fãs de esportes – e novos críticos de moda – de olho em Paris Fãs de esportes – e novos críticos de moda – de olho em Paris
Silvio Santos, um arrebatador de sonhos nas lógicas do capital Silvio Santos, um arrebatador de sonhos nas lógicas do capital
A Foto do Atentado contra Trump A Foto do Atentado contra Trump
O corpo visceral e estetizado: o grotesco continua se revelando na arte, na moda e na publicidade O corpo visceral e estetizado: o grotesco continua se revelando na arte, na moda e na publicidade
Onde está (ou pode estar) a humanização na publicidade? Onde está (ou pode estar) a humanização na publicidade?
Só dói quando eu respiro – ou a praga das expressões vazias (e perversas) Só dói quando eu respiro – ou a praga das expressões vazias (e perversas)
A semiótica do café: Orfeu com Niemeyer A semiótica do café: Orfeu com Niemeyer
Nossas relações com a cultura material Nossas relações com a cultura material
Nem tudo é simbólico: a potência das qualidades na publicidade e nas marcas Nem tudo é simbólico: a potência das qualidades na publicidade e nas marcas
A síndrome da papoula alta: é preciso ter coragem para ser melhor A síndrome da papoula alta: é preciso ter coragem para ser melhor
NRF 2024 e a consolidação das novidades NRF 2024 e a consolidação das novidades
Clientes em Fãs: transformação estratégica com a semiótica Clientes em Fãs: transformação estratégica com a semiótica
Balenciaga: vem aí um novo capítulo Balenciaga: vem aí um novo capítulo
O lugar dos estudos no futuro do mercado, hoje O lugar dos estudos no futuro do mercado, hoje
Minha adorável lavanderia: rainbow washing e rainbow hating Minha adorável lavanderia: rainbow washing e rainbow hating
Sobre Perrier, Starck e um consumo estetizado Sobre Perrier, Starck e um consumo estetizado