• Icone do Instagram
  • Icone do Linkedin
  • Icone do Youtube
Galeria
Logo do Portal Nosso Meio Fotos
Logo Nosso Meio

Academia & Mercado

A coluna “Academia & Mercado” tem o objetivo de apresentar análises e interpretações dos fenômenos comunicacionais presentes em nossa sociedade, oferecendo reflexões embasadas cientificamente e caminhos rentáveis ao cotidiano da ecologia comunicacional e midiática na qual estamos inseridos.

A curadoria do conteúdo é feita por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da USP – Universidade de São Paulo, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP, semioticista e pesquisadora no campo na Comunicação, Semiótica e Consumo, em diálogo com a Antropologia, Psicanálise e a Filosofia.

A coluna apresenta artigos inéditos, assinados por pesquisadores, professores e pós-graduandos da ECA USP e convidados de outras universidades, de diferentes regiões do país, sempre buscando a articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática mercadológica.
Microfugas analógicas: entre o toque e o feed Microfugas analógicas: entre o toque e o feed
VRAU! O leque sonoro no Gagacabana VRAU! O leque sonoro no Gagacabana
#SuperTrump e o delírio da masculinidade heroica #SuperTrump e o delírio da masculinidade heroica
“Bebês reborns” em disputa: afeto, consumo e fronteiras do aceitável “Bebês reborns” em disputa: afeto, consumo e fronteiras do aceitável
Entendendo os limites de Byung-Chul Han (Infocracia) Entendendo os limites de Byung-Chul Han (Infocracia)
Labubu: entre a atração da ambiguidade e o desespero afetivo Labubu: entre a atração da ambiguidade e o desespero afetivo
30 anos de Jornalismo Digital: onde estamos e para onde vamos? 30 anos de Jornalismo Digital: onde estamos e para onde vamos?
Vale tudo no digital? Vale tudo no digital?
Luz neon: entre disputas ideológicas, encantamento e massificação Luz neon: entre disputas ideológicas, encantamento e massificação
Pink Tax: Mais um custo de ser mulher Pink Tax: Mais um custo de ser mulher
Os perigos do pensar fora das mídias Os perigos do pensar fora das mídias
A importância de nomear corretamente as coisas A importância de nomear corretamente as coisas
Quer identificar tendências? Esqueça o Google Trends! Quer identificar tendências? Esqueça o Google Trends!
Experiência de marca: entre ambiências sígnicas e relações humanas 14ª edição Experiência de marca: entre ambiências sígnicas e relações humanas
Estética, ética e lógica a partir do rebranding da Jaguar Estética, ética e lógica a partir do rebranding da Jaguar
Influenciadores digitais e suas marcas de bens de consumo: o que nos diz o universo da maquiagem Influenciadores digitais e suas marcas de bens de consumo: o que nos diz o universo da maquiagem
A ChatGPTização da criatividade A ChatGPTização da criatividade
O que faz a Publicidade? O que faz a Publicidade?
A política em tempos de divertimento midiático A política em tempos de divertimento midiático
Fãs de esportes – e novos críticos de moda – de olho em Paris Fãs de esportes – e novos críticos de moda – de olho em Paris